Defesa Civil disponibiliza telefone emergencial 199

Por PMA 23/05/2017 09h26
Defesa Civil disponibiliza telefone emergencial 199
A8SE

A Defesa Civil de Aracaju, em parceria com a Guarda Municipal (GMA), está atendendo a população aracajuana através do novo número emergencial 199. O serviço tem como objetivo auxiliar as questões relacionadas à prevenção, socorro e assistência, de forma mais rápida e eficiente, garantindo segurança aos cidadãos.

Apesar de ser um telefone emergencial padronizado em todo país para receber ligações referentes à Defesa Civil, Aracaju era a única Capital brasileira que não disponibilizava o número de emergência 199. Antes, o telefone da Defesa era um número fixo, que só funcionava no período do expediente. Agora, a população pode solicitar a intervenção do órgão 24h, em casos emergenciais ou não, como por exemplo, em casos de alagamentos, deslizamentos, desabamentos e rachaduras, através desse telefone.

O atendimento, realizado pelos monitores da GMA, já está disponível, é gratuito e pode ser acessado por telefone fixo ou móvel, sem custos. A cada chamado recebido é feita uma triagem com questionamentos específicos para verificar a urgência do atendimento, detectando se há necessidade que a Defesa faça a interdição de imediato ou se pode ser feita uma vistoria posterior para elaboração do relatório de avaliação. Em situações emergenciais, os chamados são encaminhados automaticamente para o plantão 24h da Defesa Civil. Os vídeos e imagens também podem ser acrescentados às solicitações, via whatsapp da Guarda (79 98166-7790).

O subinspetor Fernando Mendonça, diretor-geral da GMA, acrescenta que essa ação é incorporada ao novo software de atendimento ao público e registro de ocorrências: o Sistema Integrado de Informações (SII-GMA), lançado há dois meses pela Guarda. “Essa parceria é uma iniciativa muito importante. Através dela, a Guarda Municipal será um braço forte para a Defesa Civil, por ter um efetivo maior e qualificado para isso. Afinal, a disciplina de conhecimento técnico para esse tipo de atendimento já está inserida na matriz curricular de formação de um GM e foi aperfeiçoado através de um treinamento prévio realizado pela Defesa”, completa.

Treinamento

Para que os monitores da Guarda Municipal estivessem devidamente qualificados para o novo atendimento, a Defesa Civil realizou em abril um treinamento de quatro dias  abrangendo todas as equipes de atendimento da GMA. Os atendentes aperfeiçoaram seus conhecimentos, especificamente em como proceder com os chamados da população para a Defesa Civil, inclusive com protocolo de atendimento e perguntas necessárias na coleta de informações para atuação na ocorrência.

Nova sede

Além do novo número já em funcionamento, a Defesa Civil de Aracaju tem novo endereço. A nova sede está localizada na rua Dr. José Calumby, n° 253, no bairro Suíssa. O atendimento ao cidadão acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. O telefone para contatos que não sejam ocorrências permanece o mesmo: (79) 3214-1745.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: