Nova diretoria da Academia de Letras de Aracaju toma posse no próximo dia 4

24/04/2017 18h21
Nova diretoria da Academia de Letras de Aracaju toma posse no próximo dia 4
A8SE

No próximo dia 4 de maio, às 19h, no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória, a Academia de Letras de Aracaju (ALA) realizará Sessão Solene de Posse de sua nova Diretoria, eleita em 8 de março e composta pelos acadêmicos Francisco Diemerson, no cargo de Presidente; Jane Guimarães, como Vice-Presidente; Ana Maria Leal Cardoso, como Secretária-Geral; e Antonio Porfírio de Matos Neto, como Tesoureiro Geral.

A Sessão Solene terá como presidente de honra o acadêmico Ismael Pereira, decano da Academia, e contará ainda com o discurso do acadêmico Gustavo Aragão Cardoso, primeiro presidente da ALA e que encerra seu mandato à frente do Sodalício.

 

Novos dirigentes

O novo presidente da Academia, acadêmico Francisco Diemerson, é graduado em História, com Mestrado em Educação pela Universidade Tiradentes, e atualmente cursa o Doutorado em História Comparada na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi presidente da Arcádia Literária do Colégio Atheneu, vice-presidente da Casa do Poeta Brasileiro em Sergipe e secretário executivo da Academia Sergipana de Letras. É professor adjunto e assessor acadêmico da Faculdade Pio Décimo e procurador institucional da Faculdade Pio Décimo de Canindé de São Francisco.

A vice-presidente, acadêmica Jane Guimarães, é nascida em Aracaju. Formou-se em Biblioteconomia e Documentação, com especialização em Sistema de Informação e Tecnologias Educacionais, e em Qualidade e Produtividade no Trabalho. Integra, também, o Movimento Cultural Antonio Garcia Filho, da Academia Sergipana de Letras (ASL).

A acadêmica Ana Maria Leal Cardoso, que ocupará a função de secretária-geral da Academia, possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Acre, com Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (2005). Atualmente é professora Associado 4 da Universidade Federal de Sergipe, sendo eleita recentemente diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFS.

O tesoureiro geral, acadêmico Antonio Porfírio de Matos Neto, é graduado em Direito pela Universidade Tiradentes e atualmente cursa Doutorado em Direito na Universidade do Museu Social Argentino. É funcionário de carreira da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), onde já exerceu a função de superintendente. Memorialista e autor de vários estudos sobre a cultura sertaneja, é mantenedor do Memorial do Sertão, no Povoado do Alagadiço.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: