Prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis ganha destaque durante o Carnaval

Por Secretaria de Estado da Saúde 27/02/2017 08h21
Prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis ganha destaque durante o Carnaval

O Programa Estadual IST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES) entra no ritmo carnavalesco e chama a atenção dos foliões para as medidas preventivas contra  as Infecções Sexualmente Transmissíveis. Durante esta semana, o “Camisildo” (carro em formato de camisinha) levou muita descontração ao Bloco da Prevenção nos municípios de Itabaiana, Cedro de São João e Santo Amaro. A programação segue até a próxima segunda-feira, 27, tanto na capital quanto no interior.

“Percebemos que, esse ano, há uma maior participação dos municípios no desenvolvimento das ações no período pré-carnavalesco. As atividades variaram de acordo com a realidade local e criatividade de cada um. Alguns municípios ofereceram os testes rápidos e outros fizeram pedágio para disponibilização de preservativos e materiais informativos”, declarou o gerente do programa, o médico Almir Santana.

Hoje, às 19 horas, ocorrerá o Arrastão da Prevenção na Orla de Atalaia, na Passarela do Caranguejo, onde voluntários visitarão os bares e conversarão sobre prevenção, disponibilizando preservativos. Na manhã do sábado, 25, haverá uma ação educativa no Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite, a partir das 8h.

Campanha

A Campanha de Prevenção às IST/Aids para o Carnaval 2017 traz como tema “Se o clima esquentar, não vacile: use camisinha”. Através de ações descentralizadas, o objetivo é alertar a população sobre a necessidade de usar camisinha e fazer os testes rápidos para que, dessa forma, os cuidados necessários possam ser adotados o mais cedo possível e reduzir o risco de transmissão das doenças.

Quem também ganha destaque é a “Prevenção Combinada”. Dentre as medidas contempladas nessa estratégia estão: a realização dos testes rápidos, o tratamento e a profilaxia pós-exposição para situações de risco. “Em situação de risco que caracterize contato com o vírus, a medida prevê a utilização da medicação antirretroviral, que deve ser administrada até 72h após o contato desprotegido”, esclareceu Almir Santana.

Programação

Dia 24 : Bloco da Prevenção em Propriá /  19h30 – Arrastão da Prevenção, na Passarela do Caranguejo

Dia 25: às 16h – apoio ao Bloco Nega Maluca do Bugio

Dia 26: às 9h – Bloco da Prevenção com a banda “Zé Pereira”, em Neópolis / 17h – Bloco da Prevenção em São Cristóvão

Dia 27: às 8h – Campanha de Prevenção no Terminal Rodoviário Interestadual  / 14h – Bloco da Prevenção em Pirambu

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: