95 facas e 42 telefones celulares são encontrados durante revista no presídio de Tobias Barreto

Por Sejuc 24/02/2017 16h23
95 facas e 42 telefones celulares são encontrados durante revista no presídio de Tobias Barreto

O Departamento do Sistema Prisional (Desipe), com o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), realizou hoje pela manhã, 24, uma revista minuciosa no Presídio Regional Juiz Manoel Barbosa de Souza (Premabas), em Tobias Barreto, apreendendo 42 telefones celulares, 76 chips, 10 trouxas de cocaína, 80 papelotes de maconha e 95 facas artesanais que são fabricadas pelos próprios internos. Estas armas brancas foram produzidas com os ferros que são retirados da própria estrutura do Premabas.

O secretário de Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc), Cristiano Barreto, explicou que essa operação no Premabas foi decidida durante reunião do Grupo de Gestão Operacional (GGO), na sede da SSP, em função das apreensões ocorridas no último final de semana, quando sete mulheres foram presas pela Polícia Militar. Elas estavam com telefones celulares, munição calibre 12 e drogas e iriam para o Premabas.

“Em função de tais apreensões, não havendo certeza de que tais objetos chegariam aos internos do Premabas, a Sejuc e a SSP entenderam pela necessidade de uma revista minuciosa para que se extirpasse a existência de arma de fogo naquela unidade”, explicou o secretário Cristiano Barreto. O Premabas tem 423 presos e a capacidade é para 346 presos.

Pelo menos, 85 policiais militares de diversos batalhões, entre eles o Grupamento Tático Aéreo (GTA) e 30 agentes prisionais participaram da revista, coordenados pelo diretor do Desipe, Agenildo Junior. Os policiais militares atuaram na contenção dos internos.

Compajaf – Hoje, também, no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), a visitante Tatiane dos Santos Silva foi presa ao tentar entrar na unidade com dois telefones celulares. Na quinta-feira, também houve uma revista no Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf) oito telefones celulares, sendo seis deles dentro do ralo de esgoto, um enrolado no lençol e outro na bolsa de colostomia de interno. Pequenas quantidades de maconha também foram apreendidas.

As revistas minuciosas nos presídios sergipanos é uma determinação do secretário Cristiano Barreto. Ele entende que a segurança é um item fundamental no sistema prisional. Desde que assumiu a pasta, há um mês, que Cristiano implementou essa rotina nas unidades.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: