Sergipe

20/02/2017 às 17h02

Vigilância Sanitária vai fiscalizar manipulação de alimentos no Carnaval

Assessoria

Pensando no bem estar dos foliões que este ano irão brincar no Carnaval do Rasgadinho, entre os dias 24 e 28 deste mês, a Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), estará presente durante todos os dias da festa. O objetivo é garantir o cumprimento da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) n°43, resolução que trata sobre a prestação de serviços de alimentação em eventos de massa.

O Rasgadinho é a maior atração do Carnaval de Aracaju e leva diariamente para as ruas do bairro Cirurgia milhares de pessoas de todas as idades, por isso a preocupação da Covisa com o cumprimento da resolução que indica, entre outras coisas, como deve ser feito o serviço de alimentação e por qual tipo de treinamento os ambulantes devem passar.

"Como a gente já tinha um conhecimento prévio da festa, houve tempo de realizar um planejamento e trabalhar junto com os coordenadores do Rasgadinho. Eles contrataram nutricionista, realizaram o treinamento com os ambulantes e também vão disponibilizar um espaço na festa para que a equipe da Vigilância tenha um ponto de apoio permanente durante o evento", explicou Graça Barros, coordenadora da Covisa.

Ainda de acordo com Graça, as equipes da Vigilância farão uma fiscalização prévia antes do início do evento para vistoriar banheiros, inspecionar a estrutura das mesas onde os alimentos serão manipulados e o armazenamento de bebidas e gelo. Já nos dias da festa, os técnicos também vão estar à disposição dos foliões para atender qualquer demanda e checar possíveis denúncias.


Fonte: Assessoria