Após nove anos, Sergipe atinge leve redução de homicídios no interior do estado

Por SSP/SE 20/01/2017 08h17
Após nove anos, Sergipe atinge leve redução de homicídios no interior do estado

O interior de Sergipe registra uma pequena redução nos índices de homicídios ocorridos em 2016. A redução em 0,56%, que em termos percentuais parece insignificante, vai na contramão dos índices de violência em crimes contra a vida acontecidos no país, que têm apresentado dados galopantes ascendentes quando comparados com dados dos últimos cinco anos.

Os números repassados pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceacrim) nesta quinta-feira, 19, é uma análise dos 534 homicídios ocorridos no interior, comparados com as 537 mortes registradas em 2015. Na Grande Aracaju, o crescimento foi de 17,35% e no estado de 9,2%.

O coordenador da Polícia Civil do Interior (Copci), delegado Fábio Pereira, aponta o trabalho integrado e produtivo, como um dos motivos para a freada dos números. “Ao comparar os últimos nove anos, os índices subiam a uma média de 10,5% ano a ano. Então esse aparente número pequeno faz parte de um universo, em que não somente estagnamos as crescentes mortes, como conseguimos reduzir, fruto de muito trabalho e esforço”, ressalta.

De acordo com o coordenador, Nossa Senhora das Dores, Boquim e Estância foram as cidades que registraram o maior número de prisões e operações diárias, e como resultado dos esforços se destacaram na redução. Ações essas, aliado ao aumento do quadro pessoal da Polícia Civil que fez frente à crescente criminalidade.

Itabaiana é, segundo Fábio Pereira, o município que receberá uma atenção especial no estabelecimento de ações estratégicas para o ano de 2017. “Há um deficit para corrigir em Itabaiana, se tivéssemos contido os números lá, a redução seria mais significativa. Para isso, realocamos o delegado da cidade que mais se destacou, que foi Nossa Senhora das Dores, para coordenar as atividades no Agreste sergipano”, comenta.

O Comandante do Policiamento Militar do Interior, tenente-coronel Iranildo Campos também destaca a maior ação de presença e redistribuição da tropa nas cidades com a chegada dos quase mil militares oriundos do concurso realizado pelo Governo do Estado de Sergipe.

Aisp’s

Em 2016 foram implantadas 33 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp), que consistiu em realinhar os espaços geográficos comuns, urbanos e rurais definidos no território do Estado, sob a responsabilidade dos Comandos Regionais da Polícia Militar (PM), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), das Coordenações Regionais da Polícia Civil (PC) e da Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp).

A reestruturação permitiu um trabalho mais integrado entre as polícias Militar e Civil permitindo uma maior ação de resposta das forças em um menor espaço de tempo.

Durante o ano de 2016 foram realizados encontros semanais do Gabinete de Gestão Operacional (GGO) para ajustar ações pontuais e imediatas. Como resultado, houve queda também no número de roubos a transportes intermunicipais em torno de 40%, bem como um aumento considerável nas prisões.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: