Sergipe

05/01/2017 às 10h10

Janeiro Branco: Campanha promove conscientização sobre saúde mental para a qualidade de vida

Conselho Regional de Psicologia

Imagem: Divulgação
Com o objetivo de debater e difundir o conceito de saúde mental como uma condição necessária para o bem estar, o trabalho e a convivência social, o Conselho Regional de Psicologia da 19ª Região abraça a campanha “Janeiro Branco”. O assunto, ainda pouco discutido em saúde pública e que afeta a qualidade de vida, tem a intenção de ampliar o conceito de Saúde emocional, como um estado de equilíbrio, condição necessária à vida moderna.

Os transtornos mentais afetam pessoas de todas as idades, culturas e perfis socioeconômicos. Especialistas dizem que 20% da população mundial terá, em algum momento da vida, um problema ou distúrbio mental. A depressão, por exemplo, já é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o mal do século e o segundo maior problema de saúde pública.

Os efeitos negativos do estresse, da violência, preconceito, intolerância de gênero e/ou religiosa afetam os relacionamentos, as atividades e o convívio social. Outros fatores como múltiplas jornadas, principalmente no caso das mulheres, podem também colocar em cheque a qualidade de vida e é um caminho ao desenvolvimento de transtornos e fobias. Por isso, não há como cuidar somente da saúde física. Atenção à saúde mental é essencial ao bem-estar integral do indivíduo.

Para o “Janeiro Branco”, o CRP19 vai promover uma série de atividades, como palestras de incentivo ao cuidado com a saúde mental, trabalho dirigido aos profissionais da Psicologia, disponibilizar profissionais nas várias instituições que trabalham com saúde mental e uma caminhada para estimular um olhar diferente para a vida, para a saúde emocional.


Fonte: Conselho Regional de Psicologia