Sergipe

04/01/2017 às 15h25

Sindpen denuncia superlotação em enfermaria do Copemcan

Redação Portal A8

Na tarde desta quarta-feira (4) o Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da Sejuc (Sindpen) divulgou um vídeo que denuncia a superlotação na enfermaria do Compecan (Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto) Copemcan, em São Cristóvão.

Segundo o sindicato, o vídeo foi gravado na terça-feira (3) quando aproximadamente 57 detentos aparecem sentados em colchonetes e até no chão dá enfermaria. O Sindipen denuncia que detentos de todas as unidades prisionais de Sergipe, inclusive das unidades cuja segurança é terceirizada, são atendidos na enfermaria.

Ainda segundo o sindicato, detentos com tuberculose estão na mesma área onde há detentos com vários outros tipos de doenças.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc) informou que este é um problema natural, pois o presídio recebeu cerca de 300 internos que estavam em delegacias nos últimos dias, e muitos deles vieram doentes. Mas, segundo a assessoria, esta não é uma situação permanente, já que ainda na terça-feira (3) 18 presos já voltaram para os pavilhões. 

Os demais seguem recebendo atendimento e retornarão as celas quando forem liberados pelo médico.