Sergipe

29/12/2016 às 15h00

Hemose prepara estoque de sangue para o final de semana do Réveillon

Assessoria

Nesta última semana do ano o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) intensificou as ações de captação de doadores para todos os grupos sanguíneos: O, A, B e Ab, positivo e negativo, com o intuito de elevar o estoque de sangue durante as celebrações de Ano Novo. Assim, o hemocentro pretende garantir o atendimento rotineiro da população e eventuais emergências no Estado, durante e feriado da virada de 2016 para 2017.

Vale lembrar que o Hemose funciona normalmente esta semana até a sexta-feira, dia 30 de dezembro, das 7h30 às 17h. No sábado, 31, véspera de ano novo, o serviço não funcionará. E, como medida de segurança, a gerência de Captação da unidade incrementou o agendamento de doadores regulares ao serviço.“Dezembro e janeiro são meses de atenção redobrada por causa do aumento de pessoas nas rodovias e das férias escolares. O Hemocentro trabalha para elevar as doações de todos os tipos de sangue, objetivando suprir a necessidade da rede hospitalar que diariamente realiza transfusão em pacientes submetidos a cirurgias de grande porte, como cardíacas, ou ainda pacientes em tratamento oncológico”, ressaltou a gerente de Captação, Rozeli Dantas.

De acordo com dados do Hemocentro de Sergipe, os tipos sanguíneos O, A e B positivos são mais frequentes na população. Já o AB positivo e os de fator RH negativo são menos incidentes. “A necessidade na busca dos doadores de sangue tipo O negativo, que é o doador universal, é mais frequente”, explicou, ao ressaltar que a conscientização da população é o diferencial para manter um estoque permanente e atender a demanda transfusional da rede hospitalar.

Desde já os doadores estão convidados a colaborar, doando sangue para Hemorrede Pública. Entre os critérios básicos, é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, ter peso superior a 50 Kg, portar documento oficial com foto, válido em todo território nacional. Menores de 18 anos precisam de autorização de pais ou responsáveis legais. Esse termo de autorização pode ser obtido no site: www.hemose.se.gov.br, ou solicitando no setor de cadastro da unidade.

Serviço

O Hemose está localizado na Avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). A coleta de sangue funciona diariamente, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. As pessoas interessadas em contribuir com o serviço podem entrar em contato com o Serviço de Social através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.


Fonte: Assessoria