Sergipe

23/12/2016 às 09h57

24 detentos fogem do COPEMCAN na madrugada desta sexta-feira

Redação Portal A8

Uma nova fuga foi registrada nesta sexta-feira (24) no Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (COPEMCAN) em São Cristóvão. Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça (ASCOM/SEJUC), a fuga ocorreu aproximadamente às 4h da madrugada. Os 24 detentos conseguiram fugir do pavilhão 4 depois de serrarem as grades e descerem por uma corda de lenções popularmente conhecida por Tereza.

Ainda de acordo com a assessoria da SEJUC, o COPEMCAN tem muros altos e conta com sistema de segurança com cerca elétrica. "Um sistema de alarme é acionado quando essas cercas são cortadas avisando a ocorrência de fuga, o que nos leva a estranhar o fato de os agentes penitenciários não terem percebido essa movimentação", disse o assessor de comunicação da Sejuc, Carlos Garcia.

Em contrapartida, o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Sergipe (SINDIPEN/SE) disse que as cercas elétricas daquela unidade prisional não estão funcionando a contento. "Por isso o alarme não foi acionado, as cercas não funcionam. O único pavilhão que as cercas ainda funcionam é o pavilhão 1, o único que recebeu manutenção recentemente", explica o vice-presidente do SINDIPEN.

Um total de 530 presos estão alojados no pavilhão 4, onde ocorreu a fuga de hoje. No momento em que os presos escaparam havia apenas quatro agentes penitenciários no plantão.

A fuga só foi constatada nas primeiras horas da manhã. Os nomes dos foragidos devem ser divulgados ainda hoje pela Sejuc.