Sergipe

20/12/2016 às 14h42

Tribunal de Contas orienta contabilidade e controle interno das prefeituras

TCE

A Diretoria de Modernização de Tecnologia (DMT) apresentou nesta terça-feira, 20, o sistema de auditoria Sagres que substituirá o Sisap. O evento faz parte de uma série que busca levar mais informação aos jurisdicionados e estreitar a sua relação com o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE).

Os responsáveis pela contabilidade e controle interno das prefeituras municipais nas gestões que serão iniciadas no ano que vem foram convidados a participar da palestra - uma reivindicação que surgiu em reunião entre o presidente do TCE, conselheiro Clóvis Barbosa, e os prefeitos eleitos no último pleito.

Além de apresentar o Sagres, cujas funcionalidades são específicas para atuação dos Tribunais de Contas e do Portal do Jurisdicionado, parte do sistema que funciona como um canal de comunicação entre o TCE e os órgãos jurisdicionados, também foram esclarecidas dúvidas sobre o sistema e prestações de contas. De acordo com o diretor da DMT, Cláudio Luiz, o Sagres possibilitará mais agilidade, simplicidade e segurança.

“O Sisap foi um grande avanço há 15 anos, mas precisava de melhorias. As principais delas, que agora o Sagres possibilita, são a racionalização do tempo, pois o jurisdicionado não precisará vir ao Tribunal entregar papeis; integridade dos dados, com isso estaremos menos sujeitos dúvidas, ajudando na análise de contas, assim como o suporte eletrônico, pois boa parte do trabalho era feito à mão pelos técnicos e agora tudo será feito eletronicamente”, explicou.


Fonte: TCE