Inmetro fiscaliza brinquedos e piscas-piscas em Aracaju

Por Com informações da Assessoria 09/12/2016 09h06
Inmetro fiscaliza brinquedos e piscas-piscas em Aracaju

Neste mês de dezembro, brinquedos e luminárias natalinas estão na mira da fiscalização do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – Órgão Delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Nesta sexta-feira (9) a fiscalização acontece em lojas de brinquedos do bairro Jardins, zona sul da capital.

value.image

A chamada Operação Papai Noel acontece todos os anos em vários estados do país. Aqui em Sergipe, além de Aracaju, as ações aconteceram também nas Cidades de Estância, Lagarto e Itabaiana. Historicamente, o nosso estado apresenta um baixo índice de irregularidades nestes produtos. O objetivo da Operação Papai Noel é garantir ao consumidor a segurança e a qualidade desses itens, já que a venda deles cresce consideravelmente neste período do ano. A intenção é tirar do mercado os produtos que eventualmente estejam irregulares.

"Especificamente na hora da fiscalização dos brinquedos, os fiscais observam a existência do selo do Inmetro, que significa que o produto atendeu a todos os requisitos mínimos estabelecidos em normas e portarias. Além do selo, estamos observando se os brinquedos apresentam a faixa etária e as informações do fabricante, seja ele importando ou não. E também se tem informes de 'Atenção' para peças pequenas. Já no caso das luminárias, as fiscalizações estão observando os piscas-piscas e mangueiras. Esse tipo de produto, não carrega o selo do Inmetro, mas deve atender a requisitos obrigatórios sobre os fabricantes, trazer na embalagem informações do fabricante ou importador, em língua portuguesa, além de informar também a tensão e potência dessas luminárias", informou Elba Brandão, gerente de metrologia do ITPS. 

Ainda de acordo com a gerente, a operação tenta ao máximo evitar a entrada de produtos irregulares aqui no Estado. As ações dos fiscais, que começaram na última segunda-feira (5) pelo interior de Sergipe, encerram hoje, com a fiscalização dos produtos comercializados na capital.

 

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: