Cédulas utilizadas na Votação Paralela serão preenchidas dia 26

Por TRE/SE 24/10/2016 15h29
Cédulas utilizadas na Votação Paralela serão preenchidas dia 26
urna

Na próxima quarta-feira (26), às 9 horas, na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, ocorrerá o preenchimento de aproximadamente 800 cédulas para utilização na votação paralela, que acontecerá simultaneamente à realização do segundo turno das Eleições Municipais.

O evento será conduzido pelo juiz Paulo Marcelo Silva Ledo, presidente da comissão. A Votação Paralela está entre os diversos mecanismos criados pela Justiça Eleitoral para comprovar a confiabilidade do sistema eletrônico de votação. Ela ocorre no mesmo dia e horário das eleições e conta com a participação do Ministério Público, da OAB e de representantes dos partidos políticos, além de ser aberta à imprensa e à sociedade civil.

Sorteio

Já no dia 29 de outubro (sábado), um dia antes da realização do segundo turno das Eleições Municipais, acontecerá o sorteio das duas urnas que serão auditadas em Aracaju. A cerimônia de sorteio será aberta ao público.

O procedimento de auditoria

Domingo, dia do pleito, os votos contidos nas cédulas serão inseridos nas urnas sorteadas. Os candidatos constantes nas cédulas devem corresponder aos que concorrem ao pleito no município da respectiva urna.

 

A Votação Paralela se encerra às 17 horas, mesmo horário da eleição oficial, quando o sistema de apoio à votação paralela iniciará a impressão dos relatórios de votação, que serão comparados com os relatórios das urnas eletrônicas auditadas, para aferição dos resultados.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: