Orsse e Coro Sinfônico fazem a abertura do VI Cantaju

Por Secretaria de Estado da Cultura 18/10/2016 16h42
Orsse e Coro Sinfônico fazem a abertura do VI Cantaju
Foto: Assessoria

A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) volta ao palco do Teatro Tobias Barreto, nesta quinta-feira (20), às 20h30, para mais um concerto especial. O evento dará início ao VI Cantaju – Festival Nacional de Música Coral em Aracaju e contará com as importantes participações do Coro Sinfônico da Orsse, sob a regência de Daniel Freire e orientação de Verônica Santos, dos cantores Antônio Rogério e Chiko Queiroga, do violonista sergipano Ricardo Vieira e de muitos outros coros participantes deste festival. A regência do concerto estará a cargo do maestro Guilherme Mannis e a entrada será franca, limitada à lotação máxima do Teatro - 1300 lugares (com abertura das portas às 19h45).

Entre as obras apresentadas, destacam-se na primeira parte do concerto a Aberutra Egmont, de Beethoven e coros de óperas famosas de Richard Wagner (Tannhäuser e Mestres Cantores) interpretados pelo Coro Sinfônico da Orsse. Na segunda parte, com os coros e artistas convidados, o grupo interpretará obras como “Va Pensiero”, da ópera Nabucco de Verdi, assim como canções tradicionais sergipanas, como “Atalaia”, de Antônio Vilela, Serpente, Mestiça e Primavera, de Antônio Rogério e Chiko Queiroga.

“A música como união dos artistas sergipanos. Poder estar no palco com muitos outros grupos e artistas sergipanos que não apenas a Orsse e seu excelente Coro Sinfônico é uma honra enorme para todos nós, e sem dúvida uma emoção grande para o público que venha nos prestigiar”, define o maestro Guilherme Mannis, diretor artístico da Orsse.

 

Sobre o maestro

Guilherme Mannis é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe desde 2006, onde tem dividido o palco com artistas como Maria João Pires, Michel Legrand, Nelson Freire, Jean Louis Steuerman, André Mehmari, Emmanuele Baldini, Rosana Lamosa, Wagner Tiso, Amaral Vieira, Eduardo Monteiro, entre outros. Como regente convidado tem dirigido importantes grupos no Brasil e exterior, tais como a Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Amazonas Filarmônica, Petrobras Sinfônica, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica do Paraná, Sinfônica de Roma, Sinfônica de Bari, Sinfonia Toronto, World Youth Orchestra, Sinfônica de Rosário (Argentina), Filarmônica do Espírito Santo, Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Experimental de Repertório, Sinfônica da Bahia, Sinfônica Heliópolis, Sinfônica de Ribeirão Preto, Sinfônica de Monterrey, Sinfônica de Guanajuato, entre outras. Doutorando em música, foi aluno destacado dos maestros Isaac Karabtchevsky e John Neschling. É professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Sergipe.

 

SERVIÇO

ORQUESTRA SINFÔNICA DE SERGIPE E CORO SINFÔNICO

VI CANTAJU

TEATRO TOBIAS BARRETO, 20 de outubro de 2016, 20h30.

Entrada Franca

 

Repertório e solistas:

 

GUILHERME MANNIS, regente

CORO SINFÔNICO DA ORSSE

DANIEL FREIRE, regente

ANTÔNIO ROGÉRIO E CHIKO QUEIROGA, cantores

RICARDO VIEIRA, violão

COROS PARTICIPANTES DO CANTAJU 2016

 

Ludwig van BEETHOVEN

Abertura Egmont

Richard WAGNER

Abertura e coro inicial da ópera “Os Mestres Cantores de Nurembergue”

Coro da Entrada dos Convidados e Coro dos Peregrinos, da ópera Tannhäuser

 

Giuseppe VERDI

Coro “Va Pensiero”, da ópera Nabucco

Antonio VILELA (arr. Daniel Freire)

Atalaia

Antonio ROGÉRIO e Chiko QUEIROGA

Serpente

Mestiça (participação especial dos cantores/autores)

Fim de Primavera

 

Entrada livre a partir da abertura das portas, às 19h45, até a lotação máxima do Teatro (1300 lugares). Ordem de chegada.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: