Secretaria de Saúde alerta para números alarmantes de Aids em Sergipe

Por ASN-SE 29/09/2016 16h24
Secretaria de Saúde alerta para números alarmantes de Aids em Sergipe

Segundo dados do Programa Estadual de IST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES), desde 1981 (quando foi diagnosticado o primeiro caso da doença no estado) até agora, Sergipe teve 4.943 notificações de Aids e 1.399 óbitos. Aracaju é a cidade que lidera o número de registros no estado: são 2.243 casos (2.203 adultos e 40 crianças). Os demais municípios que entram nas estatísticas de casos notificados são: Nossa Senhora do Socorro (473), Itabaiana (235), Estância (195) e Lagarto (149).

Cada vez mais é intenso o alerta para que as pessoas se previnam e façam testes rápidos para detectar de forma precoce as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), em especial a Aids. Segundo o médico sanitarista Almir Santana, gerente do programa estadual, a negação pelo uso do preservativo ainda é o maior fator de risco.

“Quanto mais cedo detectar a doença, mais rápido pode iniciar o tratamento e ter uma vida sem complicações. Em todo o mundo, a forma de transmissão entre os maiores de 13 anos de idade ainda é a sexual sem a camisinha. Em Sergipe, a faixa etária mais atingida é de 30 a 39 anos, sendo, na sua maioria, mulheres casadas”, explica Almir Santana.

Para o médico, muitas pessoas podem ter a doença e não sabem por conta do receio de fazer o teste rápido. “O teste rápido é realizado por profissionais e é sigiloso. Caso o resultado dê positivo, a pessoa é encaminhada a uma Unidade Básica de Saúde ou um centro de referência para iniciar o tratamento. Com muito cuidado e acompanhamento correto, é possível ter uma vida tranquila. É preciso quebrar esses tabus”, destaca.

Avanços

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem realizando um grande trabalho de prevenção, informando sobre a Aids em todo o território sergipano. Dentre os avanços, estão a redução da mortalidade pela Aids, fácil acesso aos preservativos, acesso gratuito aos medicamentos antirretrovirais, testes rápidos em todos os municípios de Sergipe, campanhas de prevenção criativas e específicas, ações de solidariedade dirigida às crianças soropositivas e expostas, descentralização de recursos financeiros para 19 municípios de Sergipe, apoio e repasse de materiais educativos para os municípios, capacitação de profissionais de saúde e educação, entre outros.

Graças ao Programa Estadual DST/Aids, os testes rápidos de HIV, antes vistos como um tabu, hoje chegam a todos os municípios de Sergipe através da Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’, ganhando a total aceitação das pessoas. Trata-se de um veículo adaptado com sala de coleta, sala de aconselhamento, sala de resultados.

Experiência pioneira em Sergipe, a Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ iniciou as atividades em 2012 e já esteve até fora do estado, atuando na Copa do Mundo de 2014, em Salvador, com grande sucesso e reconhecimento da Unaids – órgão da ONU ligado à Aids. Recentemente, a Unidade também participou das atividades do revezamento da Tocha Olímpica em Sergipe.

Sergipe conta com sete Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), além do Centro de Especialidades Médicas, em Aracaju, que é referência no atendimento e na dispensação da medicação. “A SES dá assistência às pessoas com HIV/Aids no internadas no Huse, às gestantes soropositivas atendidas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, além de ações de Vigilância Epidemiológica, ampliação da oferta dos testes rápidos, através de mobilizações junto às populações mais vulneráveis”, complementa Almir Santana.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: