Novo acesso a Aracaju pela BR-235 está com trânsito liberado

Por Com informações da ASN 29/09/2016 15h55
Novo acesso a Aracaju pela BR-235 está com trânsito liberado
value.image
Foto: André Moreira

O novo acesso para Aracaju, através da avenida Doutor Lauro Porto, está liberado para circulação a partir desta quinta-feira (29). O governador Jackson Barreto esteve no local para acompanhar os últimos detalhes da obra, que tem previsão para entrega no fim de outubro. A nova via para a capital sergipana interligará o entroncamento das BR’s 101 e 235, no município de Nossa Senhora do Socorro, às avenidas Santa Gleide, Maranhão e Coelho e Campos, formando um novo corredor de acesso ao centro de Aracaju. Outra vantagem é o alívio do fluxo da Osvaldo Aranha e da Tancredo Neves. Foram investidos na obra R$ 26.811.037,52, recursos oriundos do programa Sergipe Infraestrutura.

Jackson Barreto acredita que a avenida Doutor Lauro Porto é a nova marca de Aracaju e revolução da área de engenharia. “O grande instrumento da mobilidade urbana é essa nova via, que vem da avenida Santa Gleide e Maranhão, da zona norte de Aracaju, e faz toda a travessia até o acesso a Itabaiana. É uma avenida altamente moderna e importante para a mobilidade, vai facilitar o trânsito de toda área do conjunto Bugio, bairro São Carlos, Santos Dumont, e também a vinda de quem vem do Agreste e Norte do estado. Será uma cesso a mais ao centro da cidade e é um cartão de referência na nova e moderna Aracaju. Como governador, sinto-me extremamente feliz por dedicar essa obra ao povo de Sergipe, e, particularmente, a população da zona norte. Feliz também por dar minha contribuição a esse projeto de mobilidade urbana, que, sem dúvida alguma, fará a diferença”, destacou.

A nova avenida de acesso a capital também é dotada de ciclovia, garantindo a segurança de pessoas que utilizam a bicicleta para se locomover e praticar atividade física. O ciclista Gilton Melo, por exemplo, elogiou a nova estrutura viária. “A ciclovia vem trazer melhor mobilidade urbana para nós, de modo que possamos pedalar com segurança. Essa é mais uma saída para Aracaju. Antigamente para sairmos pela Osvaldo Aranha, disputávamos com os veículos. Com esse novo acesso a BR 235, podemos sair da cidade para ir para o interior com mais tranquilidade”.

Para o governador, a ciclovia tem um significado a mais, visto que celebra a trajetória de um ciclista antigo de Aracaju. “O espaço para quem pedala será denominado Djalma Cruz, em homenagem ao Vovô da Bike, como era conhecido. Ele faleceu há pouco tempo, vítima de acidente de trânsito. É um tributo até reivindicado pelos seus colegas, já que Djalma era grande incentivador da prática”, complementou. O engenheiro Omar Aguiar, que faz parte do grupo integrado por Djalma, também falou sobre o esportista. “Vovô é um ícone de Aracaju, pedalava desde criança. Fizemos vários passeios juntos e ele, desde 2006, integrou nosso grupo”.

A obra da avenida, supervisionada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), possui serviços de iluminação já concluídos, que contam com postes de 16 metros. O secretário Valmor Barbosa explica que agora há realização de pintura, sinalização, plantio da grama, finalização de calçadas e da ciclovia e, no trecho da Santa Gleide, colocação de mais uma camada de asfalto. Ele acrescenta que, até o dia 20 de outubro, equipes permanecem trabalhando para cumprir o compromisso do governador, e inaugurar a intervenção até o fim do mês.

 “Essa é uma obra estruturante, que possibilita a divisão do fluxo. Os caminhões que vêm do Agreste e da região do Semiárido trazendo os produtos dos feirantes teriam, antes, que ir para o viaduto da BR 235 sentido Aracaju, entrar na Osvaldo Aranha, e percorrer toda a região norte para ir ao mercado. E agora é possível sair pela Santa Gleide, Maranhão e Coelho e Campos e chegar ao mercado através de um mesmo sentido”, esclareceu Valmor Barbosa.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: