Primavera começa nesta quinta com possibilidade de chuvas para região oeste do Estado

Por Semarh 21/09/2016 13h53
Primavera começa nesta quinta com possibilidade de chuvas para região oeste do Estado

Nesta quinta-feira (22), às 11h21, tem início a primavera, a estação das flores, comemorada por muitos brasileiros. A tendência histórica da estação é de aspectos de transição. Em determinados momentos, pode apresentar características de inverno, com frentes frias. Em outros, tem sinais de verão, com temperaturas mais elevadas.

E a primavera já inicia com previsão de chuvas para a região Oeste do Estado já na madrugada de sexta (23) para sábado, (24), podendo se estender até o domingo (25), oriunda de uma frente fria que está vindo transversalmente do sudoeste da Bahia, como explica Overland Amaral, coordenador da sala de situação do Centro de Meteorologia de Sergipe, vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

“Os nossos modelos de previsão estão indicando uma possibilidade de ocorrências eventuais de sistemas frontais de agora em diante, alimentando os regimes de chuvas do Sul e Oeste da Bahia de tal forma que nós já estamos prevendo a passagem de chuva no Oeste do Estado, entre os dias 23, 24 e 25 de setembro”, prevê Overland, reproduzindo o que vê nos monitores do mapa meteorológico, cuja atualização de dados acontece em tempo real.

No transcorrer da estação, entre outubro e novembro, em virtude do aumento da temperatura, poderá ocorrer sistemas convectivos, denominados de “chuvas de trovoadas”. A concentração dessas chuvas pode aumentar o volume dos reservatórios de água, como açudes e barragens, que abastecem as cidades sertanejas, atenuando os efeitos da seca, mesmo que momentaneamente.

Dentro da normalidade

O meteorologista diz ainda que a expectativa, em síntese, é de uma estação dentro da normalidade. “É bom entender que a primavera em Sergipe é uma estação de estiagem, com uma característica muito própria: dias muito luminosos e isso se reflete na vegetação, que ficará mais verde, além do aparecimento das flores, a primavera é conhecida pela estação das flores. Entretanto, haverá períodos de chuvas”, pondera.

Temperaturas

Conforme Overland, as temperaturas devem predominar, no início, com máximas entre 30oC e 32oC. Já no final da primavera, em dezembro, podem atingir 34ou mais, e as mínimas devem oscilar, aqui no litoral, entre 22oC e 24oC.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: