TRE-SE inicia preparação das mais de 6.700 urnas

Por TRE/SE 19/09/2016 16h14
TRE-SE inicia preparação das mais de 6.700 urnas

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe iniciou hoje (19) a preparação das 6.789 urnas que serão utilizadas no pleito municipal de 2016. Os trabalhos de carga e lacração das urnas serão executados de 19 a 28 de setembro e ocorrem no depósito de urnas eletrônicas, localizado no edifício-sede do Tribunal.

O presidente do TRE-SE, des. Osório de Araújo Ramos Filho, acompanhou de perto o andamento dos trabalhos. Mais de 70 pessoas estão envolvidas no processo, que tem como objetivo a transferência dos dados copiados nas mídias magnéticas flash cardpara as urnas eletrônicas que funcionarão nas seções eleitorais, mesas receptoras de justificativas e reserva técnica (urnas de contingência).

Os trabalhos são supervisionados por comissão composta de um Juiz efetivo do Tribunal e servidores concursados da Secretaria de Tecnologia da Informação. A magistrada responsável pela condução dos trabalhos, juíza Gardênia Carmelo Prado, explica que “o procedimento de carga e lacração obedece a um minucioso rito de conferências e auditoria”. Em adição, Gardênia esclareceu que “após lacrada, cada urna será armazenada em um ambiente que corresponde à Zona Eleitoral de destino, tudo de acordo com o planejamento logístico previamente estabelecido”, concluiu.

Segundo o Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-SE, José Carvalho Peixoto, “aos fiscais é permitido verificar os sistemas instalados nas urnas, solicitar a conferência de até 3% das urnas após a carga e realizar a simulação de votação, em pelo menos, uma urna por zona eleitoral, além de comparar os resumos digitais dos programas com os que foram publicados na internet”.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: