Sergipe

12/09/2016 às 10h20

PRF faz operação ''Romarias 2016'' em Sergipe e sete estados do nordeste

PRF

PRF
Setembro é mês de Romaria no Nordeste e preocupada com a segurança e condições de transporte dos romeiros, a PRF realizará entre os dias 01 de setembro e 02 de novembro, uma série de campanhas e operações em oito estados da região, entre eles Sergipe.

O objetivo é reforçar as ações de educação para o trânsito, policiamento e fiscalização na prevenção e redução dos acidentes e no combate às ações delituosas nas rodovias federais das regiões mais impactadas com o evento religioso, especialmente pelo significativo aumento do tráfego de pedestres, motocicletas, caminhões e ônibus usados nos transportes de passageiros.

As primeiras ações serão voltadas para os fiéis que participarão da Romaria de Nossa Senhora das Dores, uma das mais populares do país e que mobiliza milhões de fiéis que seguem até Juazeiro do Norte/CE para agradecer às graças alcançadas. Este ano, a Prefeitura Municipal de Juazeiro espera receber 2,5 milhões de pessoas durante o evento, que ocorre há mais de 120 anos. Neste mesmo período também ocorre a ''Moto Romaria'', onde 60 mil motociclistas se deslocam de várias regiões do nordeste até a cidade de Canindé, no Ceará.

Em maio deste ano, superintendentes das regionais PRF do nordeste estiveram reunidos em Juazeiro junto com representantes da igreja, que culminou na definição de medidas envolvendo o planejamento operacional das ações, assim como o envolvimento de setores de Educação para o Trânsito e Núcleo de Comunicação Social da PRF.

Para a ''Operação Romaria 2016'', a PRF realizará parceria com a cúria estadual e associações de romeiros e uma das ações é o ‘’Cinema Rodoviário’’, em que serão proferidas palestras explicando a importância do transporte seguro e orientando aos romeiros sobre quais critérios eles devem seguir na hora de escolher o seu transporte.

Outras atividades também serão realizadas em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os agentes orientarão aos romeiros sobre a importância da escolha de um transporte seguro e que atenda a uma série de medidas que têm como objetivo a prevenção de acidentes, como o que ocorreu em novembro do ano passado na BR 316, em Floresta/PE, onde quatro romeiros sergipanos morreram após o caminhão em que estavam colidir com um outro caminhão transportando gesso. As vítimas estavam no compartimento de carga do veículo e voltavam da Romaria de Padre Cícero com destino à cidade de Carira/SE.

Para o Inspetor Flávio Vasconcelos, chefe de comunicação da PRF em Sergipe, ''é importante que os romeiros estejam atentos às condições as quais serão transportados. O veículo escolhido deve estar em perfeitas condições de segurança e no caso de veículos fretados, deve-se observar se eles atendem aos requisitos da ANTT e do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, o veículo deve estar em bom estado de conservação e a sua condução ser feita por um motorista profissional e ainda possuir dispositivos de retenção (cinto de segurança) e iluminação funcionando corretamente.'' ressaltou.


Fonte: PRF