Sergipe

25/08/2016 às 10h56

Novo bunker para tratamento oncológico será entregue em outubro

SES

Ascom
A obra do bunker que abrigará o novo acelerador linear do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) segue em ritmo acelerado. O espaço será responsável pela ampliação e o fortalecimento da assistência oncológica dos pacientes do SUS no Estado.

“A previsão para entrega da construção civil é na segunda quinzena de outubro. No último sábado, 20, foi iniciado o processo de concretagem da laje superior do bunker”, afirma Claudimara Carvalho, coordenadora do Departamento de Infraestrutura da Fundação Hospitalar de Saúde.

Até o momento, foi finalizada a instalação da laje do piso e da armação vertical das quatro paredes principais, além da laje do piso e a colocação das ferragens nas paredes 1, 2, 3 e 4.

“A obra está com 65%. Agora, também iniciamos um segundo momento da construção com a parte das instalações das partes elétrica e hidráulica”, explica engenheiro da Contenge (empresa responsável pela obra), Vilmar Azevedo.

A construção segue dentro do cronograma determinado pelo Ministério da Saúde (responsável pela obra e pela aquisição do acelerador linear do Plano de Expansão da Radioterapia).

“Com a instalação do novo acelerador linear, a nossa expectativa é ampliar a oferta e fortalecer, ainda mais, a assistência oncológica. O sentimento é de expectativa para o processo de conclusão da obra. Após isso, o segundo momento será a instalação do equipamento e os testes para iniciar o funcionamento”, revela a superintendente do Huse, Lycia Diniz.

A construção do empreendimento já renova as esperanças de quem recebe a assistência no Centro de Oncologia do Huse.

“Acredito que, com a nova máquina de radioterapia, toda a demanda será atendida. Estou muito feliz com a obra e espero que ela seja logo concluída”, declarou a paciente Lindinalva Marciel dos Santos, que segue realizando o tratamento de radioterapia no Huse.

“Com a nova máquina, conseguiremos dar mais dinamismo à fila de pacientes que precisam do tratamento de radioterapia. Além disso, facilitará o processo de manutenções preventivas e corretivas. A expectativa é que não haja interrupções no tratamento dos pacientes durante a realização destes procedimentos”, ressalta a coordenadora do setor de Oncologia do Huse, Meire Jane Oliveira.

Radioterapia

O início da construção do novo bunker do Huse foi no dia 10 de dezembro de 2015 e a conclusão está prevista para o final do mês de outubro deste ano.

Atualmente, em Sergipe existem duas máquinas de radioterapia para atender a demanda dos pacientes oncológicos locais e até de outros Estados: a 3D no Huse e a 2D no Hospital de Cirurgia. A construção desse novo bunker permitirá a unidade ampliar e fortalecer o atendimento para toda população que depende de tratamento pelo SUS no Estado de Sergipe.


Fonte: SES