Sergipe

04/08/2016 às 15h12

Fiscais da Sefaz realizam operação contra sonegação em Propriá

Redação Portal A8

Fiscais da Secretaria da Fazenda (Sefaz), com o apoio da Companhia Fazendária, realizam desde o início desta quinta-feira (04) a operação Fisco Presente, no município de Propriá. Foram fiscalizados veículos e estabelecimentos, tendo como foco principal 15 empresas pré-selecionadas em função de indícios de irregulares.
Sefaz

De acordo com a Sefaz, o objetivo da operação é combater a sonegação fiscal e a principal prática encontrada é a aquisição de mercadoria por CPF, quando deveriam ser compradas através de CNPJ.

No dia de hoje os fiscais conferiram documentos, situação cadastral e estoques, informações que servirão de base para o desdobramento a operação, que ocorre nas próximas semanas com a realização de auditorias.

Depois dessa apuração é que serão lavrados os autos de infração. Dependendo da situação o empresário é notificado e autuado, a multa varia em função da quantidade de mercadoria e do tipo de infração cometida. Em alguns casos o empresário pode ser considerado inapto, dificultando crédito e restrição com relação a emissão de certidão negativa.

Outras duas operações como está já forma realizadas no primeiro semestre, no mês de maio em Aracaju e no mês de junho em Tobias Barreto.