Hemose alerta voluntários para funcionamento da doação de sangue aos sábados

Por Ascom/Hemose 26/07/2016 15h16
Hemose alerta voluntários para funcionamento da doação de sangue aos sábados

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) lembra à população que o funcionamento do serviço de doação de sangue aos sábados foi alterado. A decisão cumpre uma nova diretriz técnica e tem como finalidade o melhor aproveitamento das plaquetas, componente do sangue cujo período de validade é de cinco dias.

Com a mudança adotada a partir do mês de junho, o serviço de doação de sangue abre aos sábados nos meses de outubro (no dia 9) e, em dezembro, (nos dias 24 e 31), no horário regular das 7h às 11h. Nos demais meses, a doação não funciona aos sábados.

O serviço de coleta, de processamento e de produção de sangue cumpre legislações e resoluções técnicas que visam garantir a segurança do doador e do paciente. Uma dessas normas foi a implantação do Teste Ácido Nucleico (NAT), realizado pela Coordenação Geral de Sangue e Hemocompontes (CGSH) do Ministério da Saúde (MS).

Segundo a gerente de Captação de Doadores do Hemose, Rozeli Dantas, a triagem do NAT é um procedimento que foi adotado em todos os hemocentros do Brasil. Por conta desse novo fluxo no serviço, as amostras de sangue coletadas no Hemocentro de Sergipe no momento da doação são encaminhadas para o Hemocentro da Bahia (Hemoba), em Salvador, de segunda a sexta-feira, em horários previamente agendados.

“Vale ressaltar que, durante a doação da bolsa de sangue, também são coletados quatro tubos adicionais, com 5 ml de sangue. Cada uma dessas amostras é utilizada para análises sorológicas. Conforme logística estabelecida entre a Coordenação Geral do Sangue do Ministério da Saúde, as amostras do sangue coletadas no Hemose aos sábados devem seguir para Salvador até o meio dia, em função dos horários, com a empresa aérea responsável pelo transporte. Como as doações na unidade não finalizam antes do meio dia, as amostras restantes só podem ser encaminhadas para essa análise na segunda-feira da semana seguinte”, explica Rozeli.

Ainda segundo a técnica, “no Hemoba, esse material passa pela análise e tem o resultado liberado online para o Hemocentro em Aracaju. Quando todo o processo é realizado no sábado, as plaquetas são liberadas na segunda-feira, com validade de três dias. Sobre o saldo das amostras que só seguem para o teste na segunda-feira, o resultado do NAT é liberado na terça-feira. Dessa forma, o período de validade da plaqueta reduz para apenas um dia”.

Serviço

O Hemocentro de Sergipe mantém o funcionamento dos serviços ambulatorial e da coleta de segunda à sexta-feira, no horário das 7h30 às 17h30. A dispensação de sangue e demais hemocomponentes para rede hospitalar funciona durante 24 horas. Informações através dos telefones: (79)3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174. 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: