Documentos falsos e cartões de uso ilegal são identificados no transporte público de Aracaju

Por Ascom/Setransp 21/07/2016 08h32
Documentos falsos e cartões de uso ilegal são identificados no transporte público de Aracaju

Foram identificados nos últimos meses uma série de documentos falsos ou de uso ilegal sendo utilizados como identificação para passe livre no sistema de ônibus de Aracaju e Região Metropolitana. Junto com eles, foi constatada também a comercialização indevida de vale transporte através do cartão Mais Aracaju.

A polícia foi acionada e registrou por meio de boletins de ocorrência que só entre os meses de maio, junho e julho, foram apreendidos aproximadamente 200 cartões e documentos desse tipo. Em alguns casos de flagrante, policiais chegaram a encaminhar os praticantes da fraude para a Delegacia de Defraudações.

Além do volume de cartões Mais Aracaju tanto falsos quanto originais utilizados de forma irregular, o que mais chamou atenção foi a quantidade de documentos afins, isto é, que não fazem parte do sistema de transporte, sendo apresentados para indução de passe livre.   

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) ressalta que os cartões Mais Aracaju, seja vale transporte, escolar ou gratuidades, são de uso pessoal e intransferível. Aos casos de vale transporte, de acordo com o artigo 4° da Lei 7418/85, a concessão do benefício implica a aquisição pelo empregador destes vales, necessários aos deslocamentos do trabalhador no percurso residência-trabalho e vice-versa.

E aos cartões escolar (meia passagem) e gratuidade (passe livre), o uso da biometria é indispensável para assegurar e valorizar o direto adquirido por essas categorias. Inclusive, o uso indevido por terceiros pode acarretar a suspensão e perda do benefício.  

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: