Sergipe

27/06/2016 às 10h40

Educação: escola Creuza Gomes realiza I Mostra Cultural Junina

Assessoria da Barra dos Coqueiros; publi

Ascom/Barra dos Coqueiros
A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, Governo do “Novo Tempo”, realizou na última terça-feira (22), através da Secretaria Municipal de Educação, a I Mostra Cultural Junina da Escola Pública Municipal Professora Creuza Gomes.

O Projeto foi desenvolvido pela Coordenação Geral, Pedagógica e contou com a participação de todos os professores, estudantes e merendeiras para a realização dos festejos, que marcaram a saída para o feriado dos tradicionais santos juninos.

A Mostra se comprometeu em enaltecer as riquezas culturais de Sergipe, dividas por cidades. Nas salas de aula, as equipes (Chapéu de Palha; Luar da Ilha; Forró Siri; Cangaceiros; e Buscapé) apresentaram as comidas típicas, artesanato, folclore e contaram a história da evolução das cidades, com destaque para a Barra dos Coqueiros, onde a chegada dos portugueses, a plantação de coqueiros, a evolução das embarcações e a construção da ponte foram representadas em maquetes.

Além das exposições, muita animação com as mangabeiras, grupo tradicional formado pelas idosas assistidas pelo SCFV de Barra dos Coqueiros; e os estudantes trouxeram grupos de samba-de-coco, sertanejo, quadrilhas juninas convidadas, a exemplo da “Balancê no Arraial”, composta por estudantes do Colégio Estadual Carlos Firpo e da Escola Municipal Creuza Gomes, numa apresentação que arrancou aplausos de toda a platéia.

As comidas típicas feitas com todo o carinho pelas merendeiras foram as canjicas, pamonhas, milho cozido, mungunzá e além do amendoim distribuído, também foram sorteados dois balaios juninos. A Escola Creuza Gomes esteve em festa durante toda a terça-feira (manhã, tarde e noite). Após a parada para os festejos juninos, as aulas serão retomadas no dia 04 de julho.


Fonte: Assessoria da Barra dos Coqueiros; publi