Sergipe

23/06/2016 às 13h51

Samu lança Edital para o processo seletivo do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar

Ascom/SES

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) abriu hoje ,23, as inscrições para o 23º Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). O curso é gratuito e oferece 14 vagas para acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Medicina matriculados nas instituições de ensino superior do Estado de Sergipe.

Segundo o edital de seleção, o Curso de APH é gratuito, vale como atividade extracurricular acadêmica e tem duração de oito meses, totalizando 621 horas de ações educativas diversificadas, com ênfase nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

“O Samu em Sergipe, dentre os 186 Samu’s do Brasil, é pioneiro em oferecer esta modalidade de capacitação para estudantes. Qualificação esta, bem diferente porque proporciona ao aluno, antes de se tornar profissional, o contato prévio com a rede de atenção às urgências através do seu componente pré-hospitalar móvel”, explica o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu 192 Sergipe, Ronei Barbosa.

O processo seletivo acontece duas vezes por ano, desde 2003, tendo formado mais de 300 acadêmicos, sendo que muitos deles atuam como trabalhadores no próprio Samu ou em outras unidades da Rede de Atenção à Saúde do Estado.

As inscrições seguem até as 10 hs do dia 13 de julho e devem ser realizadas por meio eletrônico. O edital está disponível no site da Fundação Hospitalar de Saúde (www.fhs.se.gov.br) e no site da Secretaria de Estado da Saúde (www.saude.se.gov.br).

Etapas

O processo seletivo é composto por duas etapas distintas: na primeira, os candidatos são submetidos a uma prova escrita e, na segunda, é realizada uma entrevista e análise curricular.

Só participam da seleção os acadêmicos de Medicina e Enfermagem que estejam devidamente matriculados em Instituições de ensino superior do Estado de Sergipe e que atendam aos seguintes requisitos: UFS (Campus Lagarto) e UNIT devem 3º ciclo (concluído ou em curso). Demais instituições: 6º período (concluído ou em curso).

O curso

Durante o curso, os acadêmicos participam de diversas ações educativas tais como: exposições dialogadas, alinhamentos teóricos, plantões acompanhando as equipes profissionais, treinamentos práticos e atuação em eventos variados a exemplo do Arraiá do Povo, Forró Caju, Governo em ação, dentre outros.

“É importante destacar que o curso é longo e requer tempo e dedicação dos acadêmicos, entretanto foi formatado para que não atrapalhe os horários de aula dos alunos”, esclarece o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu 192 Sergipe, Ronei Barbosa.


Fonte: Ascom/SES