Huse já registra 30 atendimentos a vítimas de queimaduras por fogos

Por Ascom/SES 21/06/2016 11h56
Huse já registra 30 atendimentos a vítimas de queimaduras por fogos

Com os festejos juninos na capital e no interior, todos os cuidados devem ser redobrados quando se trata de fogos e fogueiras. A Rede Estadual de Urgência e Emergência está preparada para atender possíveis vítimas. O Pronto Socorro do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), unidade que mais recebe pacientes com queimaduras durante as comemorações, registrou até o dia 20 de junho 30 atendimentos a vítimas de queimaduras. Desse total, 14 ficaram em observação.

Por se tratar de uma época que é tradição no estado, já foram registrados 9 pacientes vítimas de queimaduras por fogos de artifício e que deram entrada no PS do Huse. Desse total, duas crianças que brincavam com resto de pólvora e acabaram queimadas.

O coordenador da UTQ do Huse, Bruno Cintra, destacou alguns cuidados que os adultos devem ter ao manusear ou trabalhar com os fogos de artifício e, principalmente, o olhar atento com as crianças.

“Toda a atenção deve ser redobrada tanto com fogos quanto no preparo dos alimentos na cozinha, líquidos superaquecidos e fogueiras. Os adultos também devem se proteger com equipamentos de segurança”, explicou.

UTQ

O Huse é porta aberta e recebe um grande número de vítimas nesse período além da demanda diária, seja trazido pelo Samu ou deslocado por conta própria. A sala de procedimento no PS é o local para o primeiro atendimento do paciente. Caso o paciente necessite de cuidados especiais, ele é encaminhado para a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ).

Em funcionamento 24 horas por dia, o serviço da UTQ é um dos poucos da região credenciados pelo Ministério da Saúde (MS) como referência nesse tipo de tratamento. A equipe multidisciplinar do setor é composta por cirurgiões plásticos, nutricionistas, enfermeiros, anestesiologistas, auxiliares de enfermagem, clínicos e pediatras.

Para a gerente da UTQ, Elmara Salgado, “essas duas crianças que chegaram acabaram reaproveitando pólvora dos fogos utilizados e tiveram partes do corpo queimados. Estamos com uma estrutura pronta para os casos mais graves. Esperamos repetir as estatísticas do ano passado ou reduzir ainda mais esses dados”, declarou.

A estrutura da UTQ é formada por 14 leitos, sendo 4 pediátricos, 2 semi intensivos e 8 para adultos, além de um centro cirúrgico para realização de curativos e pequenos procedimentos.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: