Sergipe

24/05/2016 às 16h59

Departamento de Trânsito de Laranjeiras realiza ação do movimento Maio Amarelo

Prefeitura de Laranjeiras

 

Como parte da programação do movimento Maio Amarelo, a Prefeitura de Laranjeiras, através Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Transportes, realizou na manhã desta terça-feira, 24, uma Blitz Educativa na avenida Rotary. A ação teve o objetivo de conscientizar motociclistas e motoristas quanto aos perigos do trânsito e promovendo o respeito ao pedestre.

O secretário municipal de Transporte, Rogério Fonseca, esteve presente durante a ação e junto a agentes do município realizou panfletagens. “Essa ação faz parte do Maio Amarelo que durante este mês prega pela educação no trânsito. Nós queremos mostrar aos motoristas e motociclistas a importância do uso dos equipamentos de segurança, faixa de pedestre, respeito ao limite de velocidade e trabalhar a direção defensiva”, destacou o secretário.

Rogério enfatiza ainda que, de acordo com pesquisas, já foi comprovado que 70% dos acidentes automobilísticos são ocasionados por falha humana e não falha técnica. “Hoje nós estamos fazendo aqui em Laranjeiras uma Blitz Educativa com agentes do Demutran, com o intuito de conscientizar motociclistas e condutores de veículos quanto ao respeito às leis de trânsito”, concluiu.

O eletricista Joilson Santos foi um dos motoristas abordados durante a Blitz e falou sobre a importância da realização de ações como essa. “É sempre importante fazer esse tipo de conscientização, para que as pessoas fiquem atentas quanto aos cuidados com o trânsito, uso do cinto de segurança e outras questões que nós motoristas precisamos estar sempre conscientes”, disse.

O fiscal Renato César Sobral diz que é uma ação bastante proveitosa e ressalta que todos deveriam se conscientizar quanto ao respeito às leis de trânsito. “Com certeza acho que seja de extrema importância essas ações e acredito que as informações devem ser passadas para todos, não apenas motoristas, mas os pedestres também precisam estar atentos”, afirma, Renato.

 
 

O taxista Everaldo Morais acredita que as ações do Maio Amarelo são importantes e que deveriam acontecer repetidamente. “Eu acho uma ação muito boa e acho que tem que fazer várias vezes, as pessoas precisam aprender a respeitar o trânsito. A gente sempre vê motociclistas sem capacete, motoristas sem cinto de segurança ou falando ao celular e essas falhas não só colocam a vida deles em perigo, como a de outros motoristas e de pedestres”, enfatizou o taxista.

Sobre o Maio Amarelo

Com o objetivo de chamar a atenção para a segurança no trânsito, durante todo o mês de maio acontece a campanha Maio Amarelo. Utilizando um fitilho amarelo como símbolo, o movimento internacionalquer mobilizar a sociedade e conscientizar o público para tornar o trânsito mais seguro e diminuir os acidentes.

O Maio Amarelo não é apenas uma campanha, mas uma ação, onde toda a sociedade está convidada a participar de debates sobre trânsito e como torná-lo mais seguro. Um assunto que preocupa diversos países e que precisa ser conversado. A ideia é definir ações mais eficazes para promover a conscientização de motoristas e pedestres.


Fonte: Prefeitura de Laranjeiras