Sergipe

26/05/2016 às 11h20

Confecção de tapete de Corpus Christi acontece em São Cristóvão

ASN

A tradicional festa de Corpus Christi, que acontece todos os anos sempre na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, realiza mais uma vez a confecção dos tapetes decorados em São Cristóvão. Este ano, o ritual religioso acontece no dia 26 de maio, quando completam 60 dias após a Páscoa.

A procissão é acompanhada por multidões de fiéis católicos no mundo inteiro, e no Brasil, principalmente nas cidades históricas. Originária de Portugal, a confecção dos tapetes foi logo trazida ao Brasil pelos colonizadores e segue até hoje é realizada nas principais ruas do centro histórico de cada cidade.

Foto: Sarah Medeiros

Em São Cristóvão, quarta cidade mais antiga do país, todos os anos as ruas são enfeitadas com tapetes produzidos pela comunidade local, que começa as atividades no dia anterior, e segue com a produção até o fim da manhã do dia seguinte. A ação coletiva é liderada por Vânia Correia, que coordena há dez anos toda a confecção no município. Este ano o percurso deve chegar a 1.200m, montados com materiais como pó xadrez colorido maravalha de madeira, sal grosso, tintas anelinas e borras de café.

Coordenada pela Paróquia Nossa Senhora da Vitória, a celebração conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através da Diretoria do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Dphac); prefeitura local, por meio da Fundação João Bebe Água e da Secretaria Municipal de Educação; do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/SE); e Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Nossa participação tem como intuito apoiar as manifestações artísticas e culturais para manter e preservar tradições culturais de Sergipe”, afirmou o diretor da Dphac, Marcos Paulo.

A programação inicia no próximo dia 26 às 14h30 com missa solene na Igreja Matriz. Em seguida ocorre a procissão com participação da banda de música do Corpo de Bombeiros. Para mais informações, basta procurar o pároco Frei Rosenildo e a coordenadora Vânia Correia, pelo telefone (79) 99135-2007.


Fonte: ASN