Sergipe

20/05/2016 às 17h45

Hemose disponibiliza agendamento online para doação de sangue individual

Ascom

Visando facilitar o acesso do doador ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), a unidade disponibiliza desde o ano de 2013 o serviço de agendamento online para doação de sangue individual. A iniciativa visa ampliar o número de voluntários cadastrado ao serviço que, através dessa ferramenta web, pode escolher uma data e horário para realizar sua doação com tranquilidade.

 De acordo com a gerente da Captação de Doadores, Rozeli Dantas, a doação de sangue individual somente é agendada para o período da tarde. “Historicamente a população doadora procura o serviço no turno da manhã. Já a tarde, o número de doadores que procuram a unidade é reduzido”, informa.

O agendamento pode ser efetuado através do endereço eletrônico: www.hemose.se.gov.br, no banner ‘Agende sua doação’. O serviço deverá ser feito com pelo menos duas horas de antecedência, antes do encerramento das doações no hemocentro, às 17h30. Aos sábados, domingos e feriados o serviço não funciona. Para processar a operação, o doador deve preencher os campos data e horário, e informar: nome, e-mail, telefone e tipo sanguíneo.

Em relação ao agendamento de campanhas solicitadas por igrejas, empresas, escolas, ONGs, ou outras instituições que tenham interesse de realizar doação em grupo, é necessário fazer a solicitação através dos telefones (79) 3225-8039 e 3259-3174, ou direto no Serviço Captação, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 17h.

“Esse tipo de agendamento com a participação de no mínimo 15 pessoas deve ser realizado com antecedência para que todos sejam atendidos com conforto e segurança”, ressalta Rozeli Dantas.

Conforme ainda a gerente, as campanhas precisam ser previamente agendadas pela equipe de Captação, responsável pela realização de palestras com orientações sobre os critérios para doação de sangue e os impedimentos. “Quando o parceiro procura o Hemose prestamos esclarecimentos que são importantes para sensibilizar os membros do grupo e também para evitar um deslocamento desnecessário, no caso do voluntario possuir algum histórico de doenças que impedem definitivamente, a doação”, salientou Rozeli ao pontuar que o Hemocentro de Sergipe disponibiliza material de divulgação e transporte, para o deslocamento do grupo de doadores até a unidade.

 Critérios

 Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar bem alimentado e apresentar documento de identificação com foto, válido em todo território nacional. Também é preciso ter mais de 50 kg e não ter contraído doença de chagas, hepatite, entre outras. Com relação aos impedimentos temporários às mulheres gestantes ou que estejam amamentando, também não podem doar por um período de um ano.


Fonte: Ascom