Sergipe

20/05/2016 às 16h54

Semana de Museus no Museu da Gente Sergipana acontecerá de 24 a 28 de maio

ASN/SE

Mais uma Semana de Museus se aproxima e o Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda preparou uma programação especial em torno da temática desta 14ª edição: ‘Museus e Paisagens Culturais’. Em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Associação de Tototós da Barra dos Coqueiros, o Governo de Sergipe e o Instituto Banese realizarão de 24 a 28 de maio diversas ações educativas.

O concurso Paisagem Cultural Sergipana foi aberto para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, de escolas públicas e privadas, e consiste na escolha dos melhores desenhos ou pinturas que retratem paisagens culturais de Sergipe. Além dele, de 24 a 27, às 11h e às 15h, o público participará da visita guiada ‘Atheneuzinho, 90 anos de história, educação e memória’. O passeio especial pelo museu, onde já funcionou o colégio Atheneu, é também uma comemoração pelas nove décadas de existência do prédio. E, dentro da programação, está incluso também passeio de tototó pelo Rio Sergipe.

No dia 24, a partir das 10h, a entrada da instalação Nossos Leitos se tornará um pedacinho vivo do museu, com a exibição de espécimes e culturas da paisagem cultural litorânea de Sergipe, trazidas da Reserva do Caju, local que será visitado pelos vencedores do concurso Paisagem Cultural Sergipana. Palestras e debates também farão parte da Semana de Museus no Museu da Gente e no dia 25, a partir das 10h, o ocorrerá a mesa redonda ‘Paisagens Culturais e Ações Educativas’, com a participação de técnicos e pesquisadores do Museu da Gente Sergipana, do IPHAN-Se, e da Embrapa Tabuleiros Costeiros. Além disso, nesse dia será anunciado o resultado do concurso.

Já no dia 28, encerrando a programação, será realizado um passeio de Tototó pelo Rio Sergipe, elemento importante da paisagem cultural do estado. O passeio marcará também o encerramento da Exposição Tototó do Rio Sergipe, em cartaz no Museu da Gente desde agosto de 2015.

A Semana Nacional

Programação é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)/Ministério da Cultura, e que ocorre em diversas instituições museais do Brasil em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). No Museu da Gente Sergipana, o acesso às atividades é gratuito, exceto o passeio de tototó, cujo valor de 20 reais será pago diretamente à Associação de Tototós. Para participar da visita guiada e reservar o passeio de tototó, os interessados devem entrar em contato com o Instituto Banese através do telefone (79) 3218-1551.

‘Museus e Paisagens Culturais’ – O tema escolhido para a 14ª Semana de Museus reforça o papel sociocultural das instituições museais na perspectiva em que abrem suas portas para os contextos externos e para a necessidade de valorização das culturas e diversidades paisagísticas do Brasil. Dessa forma, a semana de museus desse ano simboliza um convite para que o território seja compreendido ou ressignificado como espaço cultural vital das comunidades. É também uma ocasião propícia para os museus fortalecerem laços e atuações com suas paisagens culturais.

Programação completa:

Dias 24, 25, 26, 27 (Terça, quarta, quinta e sexta-feira) – 11h e 15h

Visita Guiada: “Atheneuzinho, 90 anos de história, educação e memória”.

Um passeio especial pelo prédio do MGS, antigo Colégio Atheneuzinho

Agendamento para visita guiada pelo telefone 3218-1551

 

Dia 24 (Terça-feira) – 10h

Museu Vivo: Reserva do Caju

Exibição de espécimes e culturas da paisagem cultural litorânea de Sergipe

 

Dia 25 (Quarta-feira) – 10h

Roda de Conversa: “Paisagens Culturais e Ações Educativas”

Com técnicos e pesquisadores do Museu da Gente Sergipana, IPHAN-Se e Embrapa Tabuleiros Costeiros

 

Dia 28 (Sábado) – 08h30 – Saída do Museu da Gente Sergipana

Passeio de Tototó

O Rio Sergipe na Paisagem Cultural

Reservas para o passeio pelo telefone 3218-1551


Fonte: ASN/SE