Sergipe

12/05/2016 às 18h56

Escritora sergipana Tina Correia lança romance “Essa Menina - de Paris a Paripiranga” em Aracaju

Redação Portal A8

Com memórias da infância e uma narrativa que traduz a cultura popular nordestina, o romance “Essa Menina- de Paris a Paripiranga” marca a estreia da jornalista Tina Correia na literatura. O livro será lançado em Aracaju, neste sábado (14), às 17h, na livraria Escariz, na avenida Jorge Amado, no bairro Garcia. 

“Passei muitos anos da minha vida escrevendo, guardando relatos, sempre anotei muitas coisas, desde a época da faculdade, vivi as descobertas de ter os meus filhos, e tudo isso se transformava em escritos, era algo que alimentava o meu sonho de criança, que sempre foi ser escritora, uma amiga leu estes escritos, se apaixonou, e batalhou muito para que ele fosse publicado, e depois de 30 anos estes escritos ganharam a forma de um romance e a editora abraçou este projeto, é importante dizer que não é um livro autobiográfico, mas existe muito do que vi e vivi ”.

Foto: Portal A8SE

Diversas críticas literárias compararam a obra de Tina aos escritores Gabriel Garcia Marques e Graciliano Ramos, e ela confirma as influências. “São escritores que sempre me inspiraram muito e depois que me disseram que o estilo da escrita parecia com eles, eu fiquei muito orgulhosa, mas também com medo, afinal é uma grande responsabilidade”.

No livro, ela conta, em detalhes, os encantamentos e rigores da sua vida no Nordeste. O pano de fundo da narrativa são os grandes eventos políticos dos anos 1930 a 1960, que pincelam a emocionante história da menina Esperança. A escritora sergipana ainda conta que em muitas passagens do livro há traços da vida em Aracaju e lançar o livro na capital sergipana será marcante.

“O lançamento na minha cidade será um momento muito especial, vivo no Rio de Janeiro a trinta anos desde que fui fazer o mestrado em literatura brasileira, mas nunca me desliguei de Aracaju”, ressaltou.