Título Eleitoral: última semana para fechamento do cadastro

Por TRE/SE 27/04/2016 15h30
Título Eleitoral: última semana para fechamento do cadastro

No dia 4 de maio será encerrado o prazo de atendimento para requerimento de alistamento, transferência e revisão do título eleitoral. Após essa data, não será possível realizar nenhuma operação dessa natureza. A única exceção a essa regra é a possibilidade de obter a segunda via do título de eleitor, que permanecerá ativa após o fechamento do cadastro.

Desde o início do ano, os cartórios eleitorais e postos da Justiça Eleitoral estão voltados para o atendimento ao eleitor, mas estiveram praticamente vazios nesse primeiro momento. Entretanto, nestas últimas três semanas do final de prazo, vários interessados em alistamento, transferência e revisão têm comparecido e são atendidos dentro da capacidade dos equipamentos e de pessoal existentes nos cartórios e postos, apesar do reforço já disponível em alguns locais.

Vale ressaltar que os cartórios eleitorais têm uma limitação na quantidade de atendimentos diário, a qual decorre da necessidade de coleta de dados biométricos (fotografia, digital e assinatura), havendo assim um dimensionamento da capacidade de atendimento que é organizado através da distribuição de senhas.

Os equipamentos de atendimento biométrico são adquiridos pela Justiça Eleitoral para suprir a necessidade e capacidade dos cartórios e não se faz possível comprá-los apenas para períodos curtos de três semanas, a cada dois anos (fechamento de cadastro), devido ao elevado custo, pago pelo erário, ficando ociosos após esse período e obsoletos até o próximo final de prazo.

Na capital sergipana, os eleitores devem comparecer ao Fórum Aloísio de Abreu Lima, localizado na Rua Itabaiana, 580, bairro São José, das 7 às 13h. Os interessados podem procurar também os postos de atendimento do TRE-SE instalados nos centros de atendimento ao cidadão – os chamados CEAC's. O CEACda rodoviária nova funcionadas 7 às 17h.No CEAC do Shopping Rio Mar, o horário de atendimento é das 7h30 às 17h30. Já no interior do Estado, basta procurar o cartório de sua zona eleitoral, das 8 às 14 horas.

O serviço de agendamento continua sendo oferecido pelo TRE/SE e o eleitor pode programar seu atendimento pela internet no site www.tre-se.jus.br e assim evitar filas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: