Sergipe

23/04/2016 às 12h24

Dia Nacional do Choro é comemorado por grupos sergipanos

Roda de Choro Sergipana

Os grupos de choro: Tabaréus, Brasileiríssimo, Dom José do Ban e seus Chorões e a Bandinha que fazem parte do Projeto “Roda de Choro Sergipana” participam de uma comemoração alusiva ao dia Nacional do Choro na praça Fausto Cardoso neste sábado (23).

O Projeto “Roda de Choro Sergipana” visa organizar em nosso estado uma série de atividades de resgate, fortalecimento, promoção e divulgação, por meio da mobilização cultural, da formação de novos músicos e de público, assim como, ações que propiciem a prática desse gênero musical de forma espontânea e ao ar livre ocupando espaços públicos da cidade, além da construção de novos palcos para a realização de espetáculos do gênero musical Choro em Sergipe.

Chorinho

O Dia Nacional do Choro é comemorado em 23 de abril no Brasil.

Mais conhecido como chorinho, o choro é um gênero de música popular brasileira. O virtuosismo é uma característica muito apreciada neste tipo de música, assim como também a capacidade que os praticantes tem para improvisar.

Esse gênero musical nasceu em meados do século XIX, no Rio de Janeiro. Apesar de ser um ritmo brasileiro, o Dia Nacional do Choro é comemorado até mesmo em países como a França e o Japão.

As rodas de choro geralmente acontecem em bares, ou até mesmo na casa dos músicos, e são como reuniões informais. Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha são alguns dos músicos de chorinho mais conhecidos no país.

 


Fonte: Roda de Choro Sergipana