Sergipe

18/04/2016 às 10h20

SSP avalia como 'muito pacíficas' as manifestações de domingo, em Aracaju

Redação Portal A8

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) montou um esquema especial neste domingo (17) para acompanhar as manifestações que aconteceram em Aracaju. Os gestores acompanharam a ação da polícia e o desdobramento do movimento desde o início da tarde, na sala de situação da Polícia Militar, situada no Quartel do Comando Geral (QCG). 

Segundo o tenente-coronel Vivaldy Cabral, comandante do policiamento militar da capital, a chuva e até a transmissão do processo de votação na Câmara dos Deputados durante boa parte do domingo diminuíram a concentração dos manifestantes. “Foram manifestações muito pacíficas. Montamos equipes em pontos estratégicos, mas não houve qualquer ocorrência”, reforçou Vivaldy.

Estiveram envolvidos operadores de segurança da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e Guarda Municipal. Foram cerca de 500 operadores de segurança pública. A PM montou uma estratégia levando em consideração o deslocamento e concentração dos dois grupos de manifestantes. O planejamento baseou-se nos últimos eventos similares e informação do serviço de inteligência da PM.

A Polícia Civil abriu a Delegacia de Turismo na Orla da Atalaia para atendimentos de casos exclusivamente relacionados ao evento.  O Corpo de Bombeiros deslocou efetivos ordinários em postos estratégicos, a exemplo do Grupamento localizado na Orla da Atalaia. O secretário da Segurança Pública, João Batista Santos Júnior, acompanhou pessoalmente o trabalho na sala de situação da PM e disse que o compromisso da SSP é com o exercício da cidadania e democracia. 'Estivemos juntos para garantir o direito do cidadão de se posicionar democraticamente', comentou.