Meninas de 9 a 13 anos devem ser vacinadas contra HPV

Por PMA 13/04/2016 14h09
Meninas de 9 a 13 anos devem ser vacinadas contra HPV

A Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibiliza nas 43 Unidades de Saúde da Família (USFs) a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), que previne o câncer de colo de útero. A vacina está incorporada ao calendário de vacinação de meninas de 9 a 13 anos que, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, devem ser imunizadas com duas doses, sendo a segunda aplicada seis meses após a primeira.

A vacina oferecida pelo SUS é a quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de vírus do HPV: 6, 11, 16 e 18. Após tomar a vacina o corpo produz os anticorpos necessários para combater o HPV, assim, caso a pessoa seja infectada, ela não desenvolve a doença, ficando protegida.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunização de Aracaju, Débora Moura, explicou que a vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não tiveram nenhum contato com o vírus. “A vacina protege contra os tipos do HPV responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero no país. É muito importante que essas jovens sejam imunizadas agora para que no futuro não se tornem vítimas deste tipo de câncer”.

Débora ressalta ainda que em Aracaju, a vacina também está disponível no horário estendido das USFs. “Temos dez Unidades de Saúde que funcionam com horário estendido, das 17h às 20h. Desta forma, a mãe que não pode levar a filha a uma USF no horário comercial porque trabalha, tem a possibilidade de ir a noite”.

Sobre o  HPV

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 70% infectadas pelos tipos 16 e 18, que são de alto risco para o desenvolvimento câncer do colo do útero. Estudos apontam que 265 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 16 mil novos casos e cerca de 5,4 mil óbitos em 2016.

Confira as USFs que atendem até as 20h:

USF José Augusto Barreto (Av. Euclides Figueiredo S/N - bairro Japãozinho)

USF José Machado de Souza (R. Major Aureliano, 100 - bairro Santos Dummont)

USF Hugo Gurgel (R. Renato Fonseca Oliveira S/N - bairro Coroa do Meio)

USF Onésimo Pinto (Av. Rad. José Silva Lima S/N - bairro Jardim Centenário)

USF Celso Daniel (Trav. 5 S/N. Conj. Padre Pedro - bairro Santa Maria)

USF Augusto Franco (R. H 5 S/N - Conj. Augusto Franco)

USF Joaldo Barbosa (Rua Guanabara - bairro América)

USF Carlos Fernandes de Melo (Av. Lamarão - bairro Lamarão)

USF Dona Sinhazinha (Av. Hermes Fontes)

USF Dona Jovem (Rua Altamira S/N - bairro Industrial)

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: