Sergipe

05/04/2016 às 08h34

Prefeitura prepara campanha de vacinação contra Influenza

PMA

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já se prepara para realizar a 18ª Campanha de Vacinação contra a Influenza. A campanha, que acontecerá de 30 de abril a 20 de maio, tem o objetivo de reduzir as complicações, mortalidades e o número de internações ocasionadas pelos três tipos de Influenza: H1N1, H3N2 e B. Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, serão imunizados os grupos classificados como prioritários, ou seja, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), a população privada de liberdade e os trabalhadores do sistema prisional.

As crianças a partir de 6 meses que nunca foram imunizadas contra a Influenza precisam receber duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias entre elas. Aquelas crianças que foram vacinadas o ano passado, esse ano só recebe uma dose.  A vacina é segura e só não pode ser aplicada em pessoas que tenham alergia a ovo ou que estejam com febre no momento da imunização.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização de Aracaju, Débora Moura, a meta é vacinar 80% do público alvo. "No ano passado, apesar do término da vacinação ter sido adiado várias vezes, nós só conseguimos alcançar 77,83% do público alvo, que era de aproximadamente 124.000 pessoas. Este ano nós esperamos que população atenda ao nosso chamado e compareça a uma das 43 Unidades de Saúde da Família (USFs)  para receber a dose da vacina".

Ainda de acordo com a coordenadora, as doses que restaram da vacinação de 2015 estão disponíveis nas USFs até o dia 29 deste mês. "Os viajantes, principalmente aqueles que vão para São Paulo, podem procurar uma Unidade de Saúde para receber a dose da vacina. Vale ressaltar que, nesse caso, a vacina só protege contra o vírus H1N1, isso porque os outros dois vírus já circularam e essa vacina não tem efetividade para ele mais", explicou Débora.

O "Dia D" da Campanha de Vacinação contra a Influenza de 2016 vai acontecer no último dia deste mês, quando as USFs estarão abertas exclusivamente para a vacinação. É importante que todos apresentem o cartão de vacinação. As gestantes devem estar munidas do cartão da gestante, as puérperas precisam levar o comprovante de nascimento


Fonte: PMA