Sergipe

04/04/2016 às 10h54

Cães e gatos recebem vacina antirrábica

PMA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou neste sábado, 2, a primeira etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica de 2016. A ação, que teve início às 8h e foi encerrada às 16h30, contou com a presença de aproximadamente 300 profissionais da área da saúde e de apoio que trabalharam em 59 postos espalhados pela capital. A meta da SMS é de que 57 mil animais, entre cães e gatos, sejam vacinados até o final da campanha, cuja segunda etapa acontece no próximo sábado, 9, em 42 postos.

Pela manhã, o secretário Municipal da Saúde, Antônio José Saraiva de Almeida, circulou por diversos postos de vacinação e ressaltou o compromisso da Prefeitura de Aracaju em promover ações que fortaleçam o bem estar e a saúde da população. “A gente sabe que a vacina é a única forma de prevenir a raiva. É  uma doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos, por isso é importante que a população atenda o nosso chamado e traga seus animais de estimação para serem vacinados”, ressaltou.  

A segunda etapa da campanha acontece no próximo sábado, 9 de abril, quando serão montados 42 postos de vacinação, conforme explicou a  coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Raulina Gomes. “ Como é uma campanha grande nós resolvemos dividir em dois sábados.  Hoje a vacinação ocorreu entre a  1ª e a 4ª região, em bairros como Santa Maria, Atalaia, Aruana, Aeroporto, São José, Veneza, América, Siqueira Campos, entre outros. Na próxima semana vamos trabalhar da 5ª a 8ª região, que abrange Suíssa, Cirurgia, Getulio Vargas, Santo Antonio, Cidade Nova, 18 do Forte, Santos Dumont, Bugio e diversas outras localidades”, explicou.

O coordenador da Campanha de Vacinação Antirrábica,  José Bonfim de Oliveira, ficou satisfeito com os resultados obtidos nesse primeiro dia. “A campanha transcorreu dentro da normalidade, o clima nos ajudou bastante e a população compareceu aos postos de vacinação levando seus animais. A gente espera que esse comportamento de hoje se repita na próxima semana”.

Moradora do Orlando Dantas, Nara Santos Costa, levou dois cães para tomar a dose da vacina antirrábica, um dela e um do pai. “Acho muito importante zelar pela saúde dos animais porque desta forma estou resguardando também o meu bem estar e o da minha família. Não me importo de perder um tempinho do meu sábado para cuidar do bichinhos”.

Já na praça Ronaldo Barreto, no conjunto Tiradentes, o senhor José Domingues, atendeu ao chamado da campanha mesmo com o pé quebrado.“Vejo que os cães e gatos também precisam de cuidados com a saúde. Eu não poderia deixar de trazer meu amiguinho para vacinar. Essas campanhas são muito importantes e eu trarei o meu cão em todas que forem feitas”, concluiu. 


Fonte: PMA