Chuvas podem sofrer irregularidades no outono em Sergipe

Por ASN/SE 30/03/2016 13h45
Chuvas podem sofrer irregularidades no outono em Sergipe

O outono chegou e já se apresentou com as mudanças climáticas características ao período mais chuvoso do ano. De acordo com a Sala de Situação de Tempo e Clima, a previsão é de chuvas e temperaturas comuns à estação.

Segundo o meteorologista Overland Amaral, o índice esperado de precipitação no litoral deve ser de 195mm em abril, 320mm em maio e 220mm em junho. No Agreste, a previsão é de 150mm em abril, 220mm em maio e 180mm em junho. Já no Alto Sertão a previsão é de 81mm em abril, 120mm em maio e 110mm no mês de junho. 

“No Alto Sertão podem ocorrer irregularidades de chuvas causadas por pequenos períodos de veranicos, que são estiagens”, alerta o meteorologista.

Overland ainda explica que o aumento da precipitação no outono se dá pela influência de sistemas atmosféricos de instabilidade de chuvas, como frentes frias, ondas de leste e efeitos de brisas marítimas.

Sobre as temperaturas, a Sala de Situação de Tempo e Clima aponta que tendem a se manterem elevadas, com máxima de 31°C no litoral, variação entre 22 °C e 32°C no Agreste e 21°C e 34°C no Alto Sertão. “Com a proximidade do inverno a tendência é de que essas temperaturas diminuam”, reforça Overland.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: