Sergipe

30/03/2016 às 09h06

Campanha de Vacinação Antirrábica terá início neste sábado

PMA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), informa à população que dará início à Campanha de Vacinação Antirrábica de 2016 no mês de abril. A vacinação contra a raiva é gratuita e deve ser aplicada em cães e gatos para proteção dos mesmos e da população em geral. A vacina é a única maneira de prevenir a raiva, doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus. A meta é vacinar 57 mil animais, sendo 44 mil cães e 13 mil gatos em toda a capital sergipana.

A campanha será dividida em duas etapas, a primeira acontece neste sábado, 2 de abril, nas áreas localizadas na Zona Sul da capital, que incluem os bairros da Zona de Expansão, Farolândia, Santa Maria, Coroa do Meio, entre outros.  Nessa fase inicial, terão 59 postos de vacinação espalhados pelos bairros. Já a segunda fase, acontecerá no próximo sábado, dia 9 de abril, nas áreas da Zona Norte da capital, que incluem bairros como 18 do Forte, Lamarão, Santos Dumont, Japãozinho e Centro. Nessa última fase terão 42 postos de vacinação.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da SMS, Cristiane Remígio, durante o período da campanha, deverão ser vacinados os animais a partir dos 4 meses de idade. "A vacina tem validade de um ano e é essencial para prevenir contra a raiva, que não tem tratamento. É importante lembrar que nos casos de cadelas em período de gestação só será aplicada a vacina caso não altere o emocional do animal e dos filhotes", destacou.

O médico veterinário do CCZ, Gilberto França, passa algumas recomendações aos donos dos animais. "Sugerimos que, ao conduzir os animais para os postos de vacinação, não mandem os cães e gatos por idosos ou crianças, pois eles não terão condições de ajudar a conter o animal durante a vacinação. Caso algum ser humano seja mordido por um animal, é preciso procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) para receber atendimento médico", informou. 

Confira aqui os postos de vacinação 

 


Fonte: PMA