Sergipe

18/03/2016 às 10h18

Ônibus do BRT começam a circular a partir de segunda-feira

Com informações da PMA

A partir da próxima segunda-feira (21) começam a circular pelas ruas da capital sergipana os dez ônibus articulados que vão compor ao sistema Bus Rapid Transit (BRT), os veículos passarão por corredores exclusivos, terão wi-fi, câmeras de segurança, monitoramento GPS e portas de embarque e desembarque com acessibilidade.

Serão utilizados no Terminal Marcos Freire/Atalaia, fazendo uma linha extensa atingindo vários bairros, seguindo pelas avenidas Coletora C, a ponte José Rollemberg Leite, Euclides Figueiredo e João Rodrigues, depois pelo Terminal do Mercado, avenida Rio Branco (canaleta), avenida Ivo do Prado, Beira Mar e finalizando no Terminal Zona Sul.

O Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Nelson Felipe, ressalta que a chegada do BRT mostra o compromisso da gestão com a população. "Início do trabalho do BRT de acordo com a promessa do prefeito e estamos cumprindo em tempo. Esse é o começo, já a partir da segunda, a população já começará a sentir diferença com quando começarem a circular nos corredores exclusivos e logo mais teremos todo o sistema implantado e com certeza no final do teremos eles circulando com total força", argumenta.

Os ônibus irão rodar nas faixas exclusivas do corredor da Beira Mar, na linha 009 Terminal Marcos Freire/Atalaia. O motorista que desrespeitar as faixas exclusivas receberá multa no valor R$ 574 e terá o veículo apreendido. Na fase inicial, a SMTT informa que as multas não serão aplicadas. 

Já o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Aracaju (Setransp), Alberto Almeida, os ônibus darão mais agilidade ao tempo de permanência dos usuários. "Você começa a circular com esse BRT em corredor exclusivo, gerando mais velocidade e diminuindo o tempo que o usuário passa dentro do veículo e se gera um ganho de qualidade de vida para o passageiro. Inauguraremos dois corredores e ele comportará os futuros corredores que irão vir", esclarece.

 


Fonte: Com informações da PMA