Sergipe

12/03/2016 às 11h28

Prefeitura prepara programação especial para o Aniversário da Cidade

Ascom PMA

A Prefeitura de Aracaju, por meio de diversas Secretarias, prepara uma vasta programação em comemoração ao Aniversário da Capital, que acontece no próximo dia 17 de Março. São várias atividades, envolvendo todas as secretarias municipais, com passeios ciclísticos, corridas, exposições, palestras, shows, e solenidades cívicas.

Funcaju 

Todas as unidades culturais da Funcaju receberão eventos em alusão ao aniversário de Aracaju, que este ano comemora 161 anos. No dia 16 de março, no Centro Cultural de Aracaju, haverá instalação das salas Documental e Carrossel do Tobias e lançamento do Sistema Municipal de Informações Cultural (SNIC). Além disso, abertura de exposição e palestras serão realizadas em outras unidades. 

Durante todo o mês de março, no Mirante da 13 de Julho acontece a exposição Um passeio por Aracaju - Aquarelas de Maxime Bally. Já nas bibliotecas, estão programadas palestras, literaturação, filmes em homenagem a cidade Aracaju e exposições. Na Escola de Arte "Valdice Teles" haverá apresentação de Grupo de Choro e Orquestra de Câmara.

 

Sejesp

A Secretaria Municipal de Juventude e Esporte (Sejesp), preparou uma programação esportiva que teve início na última quarta-feira, 9, foi iniciada a semana de atividades esportivas e de lazer para toda a população.

Entre as atividades inclusas na programação estão o Aracaju Summer Mix, Seletiva Nacional de Karatê, Taça Cidade de Aracaju de Voleibol, a Taça Metropolitana de Futebol de Bairro, a 8ª Prova de Ciclismo Aniversário de Aracaju, Corrida Cidade de Aracaju, 2º Festival Esportivo Estudantil e várias ações para a juventude e para a comunidade.

 

SMTT

Em comemoração ao 161º aniversário de Aracaju, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), através da Coordenação de Educação para o Trânsito (CET) preparou uma programação mais do que especial que contará com ações educativas e esportivas.

No dia 13, será realizado o passeio ciclístico ‘Aniversário Legal', que terá concentração na Colina do Santo Antônio a partir das 7h, e seguirá pelas Avenidas João Ribeiro, Simeão Sobral, Otoniel Dórea, Rio Branco; Praças Fausto Cardoso, Olímpio Campos e pelas Ruas Santa Luzia, Duque de Caxias e Avenida Beira Mar. O encerramento do passeio será no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira).

Já no dia 15, acontecerá o ‘Pedal Consciente', pensado para quem ainda não sabe pedalar, mas quer aprender e ter os benefícios físicos e emocionais que a prática do ciclismo proporciona. Ciclistas experientes da Escola Bike Anjo estarão a partir das 7h, na Praça do Farol, no Bairro Farolândia, ministrando aulas gratuitas para idosos que ainda têm medo de andar sobre duas rodas.

 

Shows religiosos 

No dia 15 de março, a partir das 18h, na praça de eventos dos Mercados Centrais será realizado o show da fé com Fernandes Lima, Fabiano Mota, Dicla Soares, Bruna Martins e o missionário RR Soares. Já no dia 16, a partir das 18h, terá a apresentação da dupla André e Felipe e cantores da terra.

Em ambos os dias a população a entrada aos eventos será totalmente gratuita.

 

Dia 17 de Março

No dia em que se comemora o aniversário de Aracaju, as celebrações começam às 9h com a missa em Ação de Graças na Igreja do Santo Antônio. Em seguida, acontece a solenidade de homenagem ao fundador, com a colocação de flores no monumento alusivo a Ignácio Barbosa, situado na praça que leva o mesmo nome.

Ao final da tarde, acontece a tradicional corrida Cidade de Aracaju, saindo de São Cristóvão às 16h. O trajeto, que simboliza a mudança da antiga para a atual capital de Sergipe, termina na praça do Mini Golfe, onde acontece a premiação e entrega de medalhas.

A partir das 17h, na praça Hilton Lopes, entre os Mercados Centrais, haverá programação festiva com shows musicais.

Além disso, durante todo o mês de março, a Prefeitura realiza atividades alusivas ao aniversário de Aracaju.  


Fonte: Ascom PMA