Sergipe

12/03/2016 às 11h17

João Alves anuncia pagamento do piso do magistério para todos os professores e níveis de carreira

Com informações do site da Prefeitura de Aracaju

Fotos: Marcos Borges / ASCOM PMA
O prefeito João Alves Filho anunciou nesta sexta-feira (11), o pagamento integral do percentual do piso do magistério em 11,36%. O prefeito concederá o reajuste do percentual para todos os níveis da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Aracaju .

Uma grande conquista para a categoria que se repete pelo quarto ano consecutivo, reafirmando o grande esforço da atual gestão em cumprir o que estabelece a  lei Federal 11.378, de 16 de julho de 2008, que institui o piso salarial nacional direcionando-o para os profissionais do magistério público da Educação Básica, com 40 horas de trabalho semanais. O piso salarial dos docentes é reajustado anualmente, calculado seguindo a 'Lei do Piso', que vincula o aumento à variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

A secretária municipal da Educação de Aracaju, Márcia Valéria, ressaltou que o reajuste do piso está sendo possível por meio de muito esforço, através o  redimensionamento de todo o planejamento estratégico de uso de recursos do município de Aracaju. "Todos sabem que estamos lidando com uma economia perversa com  a retração de investimentos, encolhimento de receitas, repasses cada vez menores do Governo Federal, bem como com o redimensionamento de todos os programas  do próprio do Ministério da educação, ao exemplo do corte desastroso de milhões de reais da educação em nível nacional com atingindo estados e municípios", explica.

Reunião com o Sindipema

Para o presidente do Sindipema, José Adelmo Meneses, a categoria ficou muito feliz com o pagamento do piso, bem como com a abertura d e um canal de diálogo com a prefeitura. "A categoria esperava que o piso fosse anunciado em janeiro, como vigora a lei, mas ficamos satisfeitos porque os 11.36% serão pagos a partir de maio, e esperamos continuar o diálogo com o prefeito para que possamos também garantir o pagamento do retroativo dos meses de janeiro a abril, havendo assim o pagamento integral do piso salarial, além de outras reivindicações que iremos debater com o prefeito nas próximas reuniões", comemora Adelmo.   


Fonte: Com informações do site da Prefeitura de Aracaju