Sergipe

10/03/2016 às 07h55

Fapitec lança edital de intercâmbio científico

Redação Portal A8

Fortalecer a cooperação acadêmica científica entre pesquisadores brasileiros e alemães é o principal objetivo do Programa de Intercâmbio Científico Brasil – Alemanha. As submissões das propostas podem ser realizadas até o dia 20 de abril.
O edital é fruto da parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). A parceria visa estreitar vínculos entre cientistas brasileiros e alemães, a partir do financiamento de projetos e mobilidades de cientistas e pesquisadores com atuação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I).
As propostas devem ser apresentadas através de projetos de pesquisa e encaminhadas à Fapitec via internet, por intermédio de formulário eletrônico do SIGFAPITEC. A apresentação das propostas deverá ser feita simultaneamente à FAPITEC/SE e ao DAAD, observando-se as regras de cada instituição. Para tanto, os candidatos deverão observar os prazos de submissão da proposta nas duas instituições.
Durante a fase de execução do projeto, toda e qualquer comunicação com a FAPITEC/SE deverá ser feita por meio de correspondência eletrônica à coordenação do PROINT ([email protected]). Acesse o edital Aqui.


Outras pesquisas
Fruto desta parceria, já foram realizados dois projetos com pesquisadores brasileiros e alemães: “A educação escolar em tempo integral: experiências de pesquisa do Brasil e da Alemanha”, desenvolvida pela Doutora em Educação, Heike Schimtz e “Dessalinização de água no semi-árido do Nordeste via energia solar”, realizada pelo Professor e Doutor em Engenharia Mecânica, Douglas Bressan Riffel.