Sergipe

08/03/2016 às 15h23

Governo do Estado prevê ações de enfrentamento às chuvas de inverno

ASN

Com o objetivo de evitar transtornos e enchentes durante o inverno, o Governo do Estado discute ações preventivas de enfrentamento às chuvas. Há oito anos é realizada força tarefa para que a sede do município de Maruim, distante 30 km de Aracaju, não sofra por conta da cheia do rio Ganhamoroba.

De acordo com secretário de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa, nas próximas semanas as ações serão iniciadas. “A princípio, será feita a coleta de entulhos das ruas e calçadas, desobstrução de bueiros, retirada de lixo dos canais. Feitas estas atividades, executaremos a limpeza das margens e leito do rio, e posteriormente, com máquinas e equipamentos específicos, faremos remoção e dragagem”, explicou.

Ainda segundo Valmor, para que não ocorra o mesmo que em 2008, quando houve enchente na região, o Governo de Sergipe realizou intervenções estruturais. “Houve, por exemplo, aumento da calha do rio, edificação de gabiões (muros de pedra cuja finalidade é evitar transbordamento das águas), levantamento de uma ponte entre a área do mercado municipal e a comunidade do Lanchez, construção de acessos, recapeamento de diversas vias, além da criação de um espaço de convivência com passeios, iluminação e urbanização daquela que foi uma das áreas mais afetadas pela enchente”, detalhou.

Para o prefeito de Maruim, Jeferson Santana, o apoio do Estado é crucial no desenvolvimento das ações. “Desde o incidente ocorrido, o Governo de Sergipe se mostrou sensível e preocupado com a população maruinense, nos dando apoio irrestrito, uma vez que o município não dispõe de recursos para executar todas essas ações”, ressaltou.

 


Fonte: ASN