Sergipe

04/03/2016 às 07h46

Cinco delegacias plantonistas no interior são implantadas a partir desta sexta-feira, 4

SSP/SE

A partir desta sexta-feira, 04, a população do interior do Estado contará com cinco delegacias que funcionarão como plantonistas, ou seja, 24 horas. As Delegacias Regionais de Estância, Itabaiana e Propriá funcionarão 24 horas, com equipes fixas, todos os dias da semana. Já em Lagarto e Nossa Senhora da Glória, o plantão será aos finais de semana (das 20h da sexta-feira até às 8h da segunda-feira). A iniciativa faz parte da nova política de segurança traçada pelo secretário de Estado da Segurança Pública, João Batista.

"Em relação às Plantonistas de Estância, Propriá e Itabaiana, conseguimos traçar um planejamento que possibilitou o remanejamento de delegados para essas unidades. Portanto à noite, todos os dias, essas unidades contarão com delegados de plantão. O mesmo sistema de trabalho executado pela Plantonista da capital vai ser realizado nessas delegacias do interior”, explica o coordenador da Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci), delegado Fábio Pereira.

Segundo o delegado, a medida visa a redução no tempo de atendimento de uma ocorrência policial por parte da Polícia Militar, além de tentar oferecer um melhor atendimento à população tanto da região do Alto Sertão do Estado, que precisava se deslocar de outras cidades até à plantonista mais próxima (Itabaiana); quanto da região Centro-sul, que se deslocava até a Regional de Estância em busca de atendimento.

“A princípio, quando assumimos, só as regionais de Estância, Itabaiana e Propriá funcionavam nos finais de semana. Como percebemos a demanda tanto da população sertaneja, que precisava se deslocar de seus municípios até a cidade de Itabaiana para registrar uma ocorrência; quanto das pessoas do Centro-sul do Estado, resolvemos ampliar esse horário de atendimento também nas delegacias de Nossa Senhora da Glória e Lagarto, respectivamente”, informou o delegado Fábio Pereira.

 

O coordenador da Copci ainda explica sobre a otimização do atendimento das ocorrências, por parte da Polícia Militar, com o funcionamento das delegacias plantonistas: “Antes, uma viatura da PM precisava se dirigir da cidade de Poço Redondo ou Monte Alegre até a Delegacia de Itabaiana para registrar um flagrante. Isso fazia com que esses policiais deixassem a população das respectivas cidades de origem desguarnecida. Com o novo horário de funcionamento das Delegacias de Glória e Lagarto, o tempo de resposta será menor. Com isso, esperamos liberar mais rapidamente as equipes da PM, para que elas possam voltar a realizar o policiamento ostensivo em suas cidades”.

Reforço na Plantonista de Aracaju

Mudanças também estão previstas para a Plantonista que atua na capital sergipana, garante o coordenador da Coordenadoria de Polícia Civil da Capital (Copcal), delegado André Baronto. Entre elas, conforme o delegado, estão a descentralização da Plantonista Central, que atualmente funciona no Complexo de Polícia Especializada, situado narua Laranjeiras, Centro; além do aumento de efetivo para as unidades.

“Inicialmente, pretendemos incorporar duas novas equipes (delegado, escrivão e agentes) na Plantonista do Centro, visando dar mais celeridade ao atendimento à população. Assim que tivermos condições tanto de efetivo quanto de estrutura, a ideia é descentralizar e estender o plantão a mais duas delegacias que vão atender a Zona Norte (3ª DM) e Zona Sul (4ª DM) da capital”, finalizou André Baronto.


Fonte: SSP/SE