Sergipe

24/02/2016 às 17h39

Segunda etapa da Operação Pacificação prende líderes de organização criminosa no Baixo São Francisco

SSP/SE

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Propriá, e com apoio operacional do Grupo Especial de Busca e Repressão (Gerb), prendeu nos dias 23 e 24, Wasley Santos, 36 anos, Orlando Lima Silva, 30, e apreendeu um adolescente de 16 anos por participação em crimes relacionados com tráfico de drogas, roubos e homicídios com características de extermínio, na região do Baixo São Francisco.

 De acordo com o delegado João Eduardo, coordenador da operação, esta é a segunda etapa da 'Operação Pacificação', ocorrida no ano passado, quando em parceria com agentes da Polícia Federal foram desarticuladas quatro organizações criminosas atuantes na região, culminando no cumprimento de 21 mandados de prisão, mais de 30 buscas e apreensões e quatro mandados de condução coercitiva expedidos pela justiça estadual sergipana. 

Foto: SSP

"Todos os detidos nesta fase, haviam sido presos por mandados de prisão preventiva naquela época. Segundo a legislação penal, o documento permite que os acusados sejam ouvidos e as provas analisadas para comprovar as devidas participações dos indivíduos nos casos, sendo que com um mês, conforme determina a lesgislação, eles foram liberados. Na continuação das investigações, foram reunidas provas que embasaram o mandado de prisão temporário expedido agora e que resultaram nas prisões ocorridas recentemente", esclarece João Eduardo.

'Mago', como é conhecido Wasley; e 'Bizuca', Orlando, foram apontados como líderes do grupo, sendo imputados a eles os crimes de homicídio, tráfico de drogas, roubo, comércio ilegal de armas e munição, e associação criminosa. " Foi mais difícil reunir os elementos que estabelecessem ligações entre eles e o grupo criminoso, posto que eles apenas distribuíam as drogas e gerenciavam a organização, não executavam os crimes especificamente. Os adolescentes eram utilizados para praticar roubos na região, ordenados por Bizuca e Mago", detalha o delegado Antônio Wellington.

Nesta operação, ainda foi preso Genisson Gomes Santos, 25 anos, integrante do grupo e responsável por roubo de veículos. Os indivíduos foram presos e o adolescente apreendido nos conjuntos habitacionais, Santo Antonio e Maria do Carmo, em Propriá.

Antonio Wellington destacou também que os índices de criminalidade na região devem reduzir após estas prisões. "As investigações continuam, os líderes foram presos, mas outros já foram identificados e provavelmente serão detidos, já que existem mandados de prisão decretados, eles apenas ainda não foram localizados, estão foragidos", conclui.


Fonte: SSP/SE