Sergipe

24/02/2016 às 15h51

UFS informa que ocupação na reitoria será encerrada nesta quarta, 24

UFS

A ocupação dos estudantes na Reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) será encerrada nesta quarta-feira, 24. Este foi o acordo assumido pela comissão representativa da ocupação após a assinatura, pelo reitor Angelo Roberto Antoniolli, de um documento no qual a gestão se compromete a atender às reivindicações dos estudantes.

O grupo de alunos, neste momento, está retirando os seus pertences das salas ocupadas para que estas possam ser devolvidas, sem danos, para o uso da Reitoria.

Assinatura do documento

A gestão aguardava, às 15h de terça-feira, que o grupo que ocupava a Reitoria apresentasse um documento com todos os pontos negociados na reunião que ocorreu na segunda-feira, 22. Na ocasião, o reitor, acompanhado de assessores, ouviu as demandas dos alunos mobilizados e defendeu a criação de uma comissão para que os temas apontados fossem tratados de forma mais aprofundada.

Os manifestantes, no entanto, apresentaram somente no final da tarde um termo que incluía itens que não haviam sido pactuados na reunião. Após uma nova negociação, os itens foram retirados da 'Carta de Reivindicação da Ocupação', o que possibilitou a assinatura do documento na manhã de hoje.

Reivindicações dos Estudantes

O grupo apresentou, inicialmente, o atraso no pagamento das bolsas e auxílios de Assistência Estudantil como motivo para a ocupação. A maior parte das bolsas em atraso já foram pagas na última segunda-feira, 22, e a gestão se comprometeu a providenciar o pagamento, até esta sexta-feira, 26, de todas as bolsas cujo atraso não decorra de erros de informações dos próprios alunos ou da não prestação de contas por parte dos estudantes.

Algumas das outras solicitações apresentadas pelos estudantes são: a isenção no Restaurante Universitário para os bolsistas da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROEST) e estudantes cotistas na condição de vulnerabilidade socioeconômica; redução do número de bolsistas por casa no programa de Residência Universitária; alteração no modelo atual de Residência Universitária.

 


Fonte: UFS