Sergipe

04/02/2016 às 15h53

Hemose se prepara para aumento de demanda no período do carnaval

Redação Portal A8

Portal A8SE
Com a chegada do carnaval aumenta a demanda no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) e é neste período que as ações para doação de sangue se intensificam ainda mais. De acordo com a assessoria do Hemose, durante a festa de carnaval o aumento no fluxo e de quase 10%.

Diante desse aumento na demanda, nestes dias que antecedem o carnaval o Hemose está no momento preparatório. “Desde o dia 25 de janeiro algumas ações com parceiros estão sendo feitas para restaurar o estoque e deixar ele preparado para tender os hospitais públicos e rede conveniada”, destacou Rosangela Cruz.

Ainda segundo a assessora, o apoio dos parceiros tem sido grande e a meta diária de doações já está sendo atingida. “Temos recebido apoio dos parceiros, hoje estamos com a marinha, semana passada membros de associações ligadas a times de futebol, a igreja Adventista, entre outros. São parceiros que já sabendo do período crítico eles se organizam para vir”, contou Rosangela que comemorou. “A gente atingiu a meta de conseguir ampliar as doações, da casa de 70 doações diárias para 90, e ontem a gente bateu 150. E acredito que até sexta a gente consiga atingir a meta. No sábado é que começa a cair o movimento”.

Para quem doa a sensação de dever cumprido é a recompensa, como é o caso do voluntário Richard Robert. “Sou voluntario há 11 anos, me sinto bem doando, meu sangue é O negativo, é raro, então venho fazer minha parte”.

Portal A8SE

Outro que sempre participa das campanhas de doação é Neilton Santos de Jesus. “Sou da igreja Adventista e sempre que tem campanha eu participo, pois hoje o pessoal precisa e amanhã pode ser a gente. Já doei várias vezes e de saber que estou ajudando é uma felicidade”.

Na manhã de hoje (04) cerca de 30 homens da marinha estiveram fazendo doação no Hemose. “Anualmente a gente contribui com a campanha e mesmo fora do período rotineiro os militares também vem quando são convidados ou em caso de necessidade”, relatou o sargento Cardoso.

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar bem alimentado, portar documento original de identificação e pesar mais que 50Kg. Os tipos sanguíneos que estão com estoque mais baixos são: A+, O+ e O- .

Funcionamento no carnaval

O Hemose estará aberto no sábado de 7h às 11h. Na segunda-feira também haverá expediente, no mesmo horário.  No domingo (07) e na terça-feira (09), o Centro estará fechado, voltando a funcionar na quarta-feira de cinzas, a partir do meio dia.