Sergipe

03/02/2016 às 09h42

Samu 192 Sergipe elabora planejamento para a realização de atendimento durante o carnaval

Com informações da Ascom/SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) elaborou um Planejamento Estratégico de Contingência para a realização de atendimentos durante o feriado prolongado de Carnaval, que acontece do período de 5 a 9 de fevereiro. A ação é uma parceira entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Corpo de Bombeiros. 

O Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e os Hospitais Regionais também fazem parte da estratégia. “O plano visa o controle dos serviços na porta de urgência e a rápida resposta com resolutividade dos casos de urgência de acordo com os níveis de complexidade das urgências”, destaca a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça. 

O Veículo de Intervenção Rápida (VIR) está diariamente compondo as equipes preparadas para situações de acidentes envolvendo múltiplas vítimas.

Para o Plano de Contingência do Carnaval será disponibilizada uma Equipe de Resposta Rápida (ERR) formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de veículo de urgência. Diariamente, o SAMU contará com 180 profissionais que irão atuar em Unidades de Suporte Básico (USB), de Suporte Avançado (USA) e motolâncias. Além disso, equipes reguladoras com 20 gestores darão suporte à estratégia.

“As ações acontecem em todo o estado de Sergipe priorizando os municípios com blocos carnavalescos como Aracaju, Neópolis, Itaporanga, Areia Branca, entre outros, assim como a vigilância na região litorânea do estado. Também monitoraremos os acidentes e a violência urbana em parceria com instituições como a PRF e CPRV as rodovias federais, estaduais e municipais para resposta rápida por meio de atendimento do SAMU”, ressalta Conceição Mendonça.

 


Fonte: Com informações da Ascom/SAMU