Sergipe

03/02/2016 às 08h26

Paralisação de aeronautas e aeroviários causou atrasos no Aeroporto de Aracaju

Redação Portal A8

A paralisação dos aeroviários e aeronautas, que se iniciou nas primeiras horas desta quarta-feira (3), em 12 aeroportos, causou impactos. Apesar da capital sergipana não ter participado da mobilização, os passageiros do Aeroporto de Aracaju foram afetados pelos atrasos nos voos.

De acordo com informações, cancelamentos de voos não aconteceram em Aracaju, mas houve atrasos. Um voo com destino a Salvador, que deveria sair às 5h desta quarta-feira, saiu apenas às 6h06 em consequência da grave.

Um outro voo, que está marcado para sair às 9h35 de Aracaju, com destino ao Rio de Janeiro, ainda poderá atrasar.  Os passageiros que irão embarcar já estão no saguão do aeroporto, mas não sabem se o voo irá decolar no horário previsto.

A passageira, Sandra, veio de Lagarto até Aracaju para embarcar no voo para o Rio de Janeiro. Ela torce para não ocorrer atrasos. “Espero que não tenha problemas com esse voo, espero que tudo se resolva”.

 

Greve

A paralisação ocorreu nos aeroportos de Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Viracopos, Brasília, Santos Dumont (RJ), Galeão (RJ), Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Florianópolis, Curitiba e Salvador. A adesão foi realizada pelos aeroviários (agente de check-in, auxiliar de serviços gerais, mecânicos de aeronaves, agente de bagagem, operador de equipamentos) e aeronautas (pilotos, copilotos, comissários, mecânicos e engenheiros de voo).

As categorias rejeitaram a proposta das empresas aéreas, que previa reajuste parcelado e não retroativo à data-base - dia 1º de dezembro. Os trabalhadores reivindicam a aplicação do reajuste de 11% nos salários e benefícios, retroativo à data-base, que fará a recomposição das perdas inflacionárias nos salários.